MEIO AMBIENTE

Base Aérea de Belém inicia projeto de coleta seletiva solidária

Outras organizações militares da FAB também realizam ações de sustentabilidade
Publicada em: 08/06/2015 11:00
Imprimir
Fonte: BABE

Síndicos dos esquadrões realizam coleta seletiva  2S Eriton (BABE)Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado na sexta-feira (05/06), a Base Aérea de Belém (BABE) implementou o Projeto Coleta Seletiva Solidária. O objetivo é associar a redução do impacto de suas atividades com o desenvolvimento da comunidade local.

A primeira atividade foi a criação da Comissão de Coleta Seletiva Solidária, responsável por coordenar o projeto. O trabalho é organizado de forma participativa, engajando todos os militares no cumprimento das ações socioambientais. Lixeiras identificadas para cada tipo de material foram instaladas em locais de grande circulação do efetivo.

Em cada esquadrão da BABE, foi designado um oficial como síndico, que tem a missão de ser um multiplicador dos valores e ações disseminados pelo projeto, por meio do gerenciamento da coleta seletiva em sua área de atuação.

Os militares do projeto recebem o lixo devidamente separado, classificam e enviam os materiais à Associação dos Catadores da Coleta Seletiva de Belém, que transforma os resíduos em trabalho e renda. Paralelamente, a comissão realiza palestras para a conscientização contínua do efetivo sobre práticas de consumo responsável e descarte de materiais de forma adequada.

Conforme dados expostos pelo Sargento Helmuth Henrique Matos da Silva, a poluição ambiental se desenvolve em cadeia e uma atitude isolada pode provocar grande dano, como é o caso do uso de copos descartáveis, material não reciclável que demora 100 anos para se decompor na natureza. 

“Os dois litros de água recomendáveis ao ser humano diariamente equivalem a 16 copos descartáveis. Se mudarmos um simples hábito e utilizarmos uma caneca ou o mesmo copo descartável a cada vez que formos beber água, reduziremos consideravelmente um fator de poluição do ambiente” relatou o Sargento Helmuth.

 Outras ações

São diversas as ações de sustentabilidade realizadas pelas organizações militares da FAB. Entre 2011 e 2014, o Parque de Material Eletrônica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) processou 14 mil quilos de resíduos industriais, entre eles, fios, material gráfico e equipamentos de proteção individual. Os resíduos são descartados visando ao tratamento e à descontaminação. De acordo com especialistas, o resíduo industrial é um dos maiores responsáveis pelas agressões fatais ao meio ambiente.

Já no Grupamento de Apoio do Rio de Janeiro (GAP-RJ) foram instalados hidrômetros para combater o desperdício de água. A medida diminuiu em 20 mil metros cúbicos o consumo e significou uma economia de R$ 200 mil entre 2011 e 2013.

E a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) adotou o programa ReÓleo, que incentiva o descarte correto do óleo de cozinha. Cinco pontos de coleta estão disponíveis na unidade. Cada um tem capacidade para coletar 50 litros de óleo. Além dos cerca de 600 militares da unidade, a campanha foi estendida para a escola estadual Tenente Almachio.