ANIVERSÁRIO

Comando-Geral de Operações Aéreas comemora o 46º aniversário

A unidade é responsável pelo comando das ações de pronta resposta
Publicada em: 26/05/2015 14:37
Imprimir
Fonte: COMGAR

  O Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) comemorou, na última quinta-feira (21/05), no pátio da Bandeira da unidade, o 46º aniversário de criação. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da organização, Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, e contou com a presença de ex-comandantes e autoridades da ativa e da reserva.

Durante a solenidade diversos militares foram agraciados com Diploma de Destaque Operacional do COMGAR. Também ocorreu a imposição das medalhas militares de ouro, prata e bronze em reconhecimento aos 30, 20 ou 10 anos, respectivamente, de bons serviços prestados à Aeronáutica, além da homenagem ao Graduado e Praça Padrão, por terem se destacado em suas funções.

Ao COMGAR compete executar o planejamento, o preparo para o emprego e o controle das operações da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo responsável pelo comando das ações de pronta resposta, antes da ativação da Estrutura Militar de Defesa.

Estrutura Operacional

A organização é o "braço armado" do Comando da Aeronáutica (COMAER). Ela detém os principais meios aéreos e, em consequência, responsabiliza-se pela execução das Ações Militares Aeroespaciais. A solenidade foi realizada no pátio da Bandeira da unidade  Cabo Almir / COMGAR

As diversas aviações que compõem a FAB são distribuídas por todo o território nacional, compondo uma grande estrutura operacional.

Aproximadamente 800 aeronaves são empregadas nos mais diversos tipos de missões, envolvendo praticamente metade do efetivo do COMAER, para garantir o cumprimento de uma vasta gama de tarefas, indo de uma simples missão de rotina a uma interceptação real de algum vetor incursor que adentre o espaço aéreo brasileiro sem a devida autorização.

imagens/original/25134/46º_aniversário_comgar_2.jpg
imagens/original/25134/46º_aniversário_comgar_3.jpg