EDUCAÇÃO

Professores e estudantes da Universidade do Maranhão conhecem atividades do CLA

O Centro de Lançamento de Alcântara é responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais
Publicada em: 22/05/2015 16:22
Imprimir
Fonte: CLA

  Professores, estudantes e coordenadores de cursos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) puderam conhecer quinta-feira (21/05) um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A apresentação ocorreu no Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) da UEMA.     

Na palestra, o Diretor do CLA, Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, abordou as atividades desempenhadas pela organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais.

Durante a apresentação, a comunidade acadêmica recebeu informações sobre o contexto atual das atividades espaciais no Brasil e no mundo. Também foram detalhados o histórico e a organização sistêmica do setor espacial no país, além da infraestrutura atualmente disponível, os últimos avanços e as principais operações realizadas pelo CLA ao longo de três décadas de existência.

O público teve a oportunidade de conhecer alternativas para que a universidade e o CLA possam, mutuamente, beneficiar-se por meio de convênios e parcerias em prol do desenvolvimento científico local.

O professor-assistente da UEMA, Ricardo Yvan de La Cruz Cueva, ressalta a importância da interação entre a universidade e os centros de desenvolvimento tecnológico.

“Com esse conhecimento, podemos desenvolver pesquisas e capacitar pessoal para formação de mão de obra e geração de um ambiente mais estruturado em âmbito regional”, destaca o docente que atualmente desenvolve trabalhos junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).