ANIVERSÁRIO

Esquadrilha da Fumaça completa 63 anos

Oficialmente designada como Esquadrão de Demonstração Aérea, a esquadrilha já realizou quase quatro mil apresentações
Publicada em: 15/05/2015 13:53
Imprimir
Fonte: EDA

Aeronave A-29 do EDA  Sgt Johnson Barros / Agência Força AéreaHá 63 anos, a Esquadrilha da Fumaça (EDA) realizava sua primeira demonstração aérea, liderada pelo Capitão Mário Sobrinho Domenech. O momento histórico aconteceu na Escola de Aeronáutica no Rio de Janeiro, durante uma solenidade militar que contou com a presença de diversas delegações estrangeiras.

Depois de atingir quase quatro mil apresentações aéreas e visitar mais de vinte países, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) é uma das instituições que mais representam a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB) em âmbitos nacional e internacional, sempre incentivando o sentimento de patriotismo e estimulando a vocação aeronáutica nas pessoas.

Reunidos em torno da aeronave A-29 Super Tucano e sobre o símbolo da Esquadrilha pintado no chão do hangar, a equipe participou, na manhã do dia 14 de maio, da “Benção das Aeronaves”. O Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Academia da Força Aérea (AFA), Tenente-Coronel Capelão Paulo de Anchieta Lopes, conduziu o culto ecumênico e abençoou a aeronave, símbolo do trabalho de toda a equipe. “A benção é uma manifestação de fé, um desejo de os militares construírem a história do esquadrão com a proteção divina, de acordo com a crença de cada um”, disse.

Após o momento religioso, o Comandante do EDA, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso, frisou a importância da data. "Devemos celebrar o dia do aniversário em nome de todas as gerações que merecem ser lembradas pela dedicação abnegada ao esquadrão por mais de seis décadas de história. Parabéns, Fumaça", ressaltou.