SEGURANÇA DE VOO

CENIPA reúne Comitê Nacional de Prevenção

O objetivo é reduzir o índice dos acidentes aeronáuticos no País
Publicada em: 14/05/2015 10:40
Imprimir
Fonte: CENIPA

Discussões ampliam segurança da aviação no Brasil   2S Flávio SantosCerca de 50 entidades-membros participaram da 63ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), nos dias 12 e 13 de maio, no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), em Brasília (DF).

De acordo com o Presidente do Comitê, Brigadeiro Dilton José Schuck, “este momento de discussão é muito importante para incrementar a segurança da aviação brasileira e nós contamos com o apoio de todas as entidades-membros para continuar reduzindo o índice dos acidentes aeronáuticos no Brasil”.

Nesta reunião, a Agência Nacional de Aviação Civil apresentou sua nova estrutura, com foco na assessoria de coordenação dos assuntos que dizem respeito ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, como o controle das recomendações de segurança.

O Comitê discutiu ainda os seguintes temas: “Helicópteros sob IMC”, “Programa para a prevenção de incursões em pista no ATC”, “Risco da Fauna e Safety Management System - SMS” e o “Treinamento com barreira para o acidente”. Além disso, os representantes aprovaram a inclusão de duas novas entidades-membros (Associação dos Tripulantes da TAM e
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

O CNPAA foi instituído por decreto em 1982 e hoje conta com 69 entidades-membros, entre empresas aéreas, aeroclubes, associações de empresas e de profissionais da área de aviação, órgãos do Governo Federal e unidades do Comando da Aeronáutica.