HOMENAGEM

Augusto Severo completa 113 anos de morte

O nome Augusto Severo batiza ruas e avenidas em várias cidades do Brasil e da França
Publicada em: 13/05/2015 16:28
Imprimir
Fonte: BANT

  O "Mártir da Tecnologia Aeronáutica", Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, completou 113 anos de morte nessa terça-feira (12/05). Para lembrar a data, foi realizada uma cerimônia em Macaíba (RN), sua cidade natal, com a presença do Comandante da Primeira Força Aérea (I FAE), Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e do Comandante da Base Aérea de Natal (BANT), Tenente-Coronel Aviador Antonio Santoro. "A aviação mundial teve como um dos seus pilares a perseverança, o entusiasmo e o conhecimento de Augusto Severo", disse o Tenente-Coronel Santoro.

O primeiro invento de Augusto Severo foi o dirigível Bartholomeu de Gusmão. O governo brasileiro custeou a fabricação desse modelo após ouvir opiniões favoráveis de professores da Escola Politécnica do Rio de Janeiro sobre a tecnologia que seria aplicada. O dirigível, que foi fabricado na Europa em 1892, ganhou esse nome em homenagem ao inventor Bartolomeu de Gusmão, que, em 1709, apresentou para a corte um pequeno balão de ar quente.

Em 1902, Augusto Severo desenvolveu outro dirigível: o PAX. O nome era um retrato de sua crença de que tal instrumento poderia evitar guerras entre as nações. Com tecnologia mais avançada que o anterior e com dimensões menores, 30 metros em comparação aos 60 metros do Bartholomeu de Gusmão, o PAX sobrevoou, em 12 de maio daquele ano, os céus de Paris, chegando a realizar círculos fechados, desenhando figuras em forma de oito nos ares da cidade luz.Autoridades sob busto de Augusto Severo  2T Juliana Lopes

Durante o voo, Augusto Severo lançou panfletos sobre as tropas do Exército Francês com a mensagem "O Brasil saúda a França a bordo do dirigível Pax". Ao atingir 400 metros de altitude, o balão explodiu vitimando o inventor e o mecânico francês, Georges Sachés. Por isso, ele ficou conhecido como o Mártir da Tecnologia Aeronáutica.

O nome "Augusto Severo" atualmente batiza ruas e avenidas em cidades de todo o Brasil e também na França: em 1902, duas ruas foram denominadas com os nomes "Rue Severo" e "Rue Georges Sachés". "Augusto Severo" é ainda o nome de um dos aviões VC-2 da Força Aérea Brasileira, utilizado para missões de transporte da Presidência da República. A outra aeronave do mesmo tipo é batizada de "Bartolomeu de Gusmão", inventor do primeiro aeróstato operacional. 

imagens/original/25033/augustosevero12052015-2.jpg