HOMENAGEM

Oficial da FAB recebe título de Cidadão Santa-Mariense

“Essa é a maior homenagem que um forasteiro pode receber de um povo”, disse o ex-Comandante da Base Aérea de Santa Maria
Publicada em: 11/05/2015 00:00
Imprimir
Fonte: BASM

  Em uma sessão solene da Câmara Municipal de Santa Maria (RS), ocorrida na última quinta-feira (07/05), o Coronel Aviador David Almeida Alcoforado recebeu o título de Cidadão Santa-Mariense. A honraria é entregue, anualmente, a uma personalidade que é natural de outra cidade e que tenha prestado serviços relevantes ao município.

Comandante da Base Aérea de Santa Maria (BASM) em 2012 e 2013, o Coronel David residiu na cidade durante dez anos. “Desde Tenente, quando cheguei a Santa Maria, sempre fui muito bem acolhido pela comunidade local e, à frente da BASM, pude trabalhar para dar retorno aos cidadãos. Estou muito honrado e orgulhoso com o título”, afirma.

O homenageado destaca que a honraria foi resultado da aproximação entre a BASM e o município por meio de projetos conjuntos, como o Programa Forças no Esporte (PROFESP), que envolve estudantes de instituições de ensino de Santa Maria em atividades esportivas. Outro projeto foi o Soldado Cidadão, que capacita os militares para ingressarem no mercado de trabalho após a prestação do serviço militar, além do envolvimento da base nas tratativas para que a Prefeitura assuma o terminal de passageiros do aeroporto municipal que, também, fortaleceu o papel da BASM na comunidade local.

Segundo o Vereador Manoel Badke (DEM), a atuação da organização na assistência às vítimas do incêndio na Boate Kiss, em janeiro de 2013, quando faleceram 242 pessoas, foi muito importante. “Naquela tragédia, se não fosse a ação pronta da BASM, certamente o número de vítimas fatais teria sido maior”, disse o Vereador.

A BASM foi criada em 15 de outubro de 1971 e hoje sedia cinco esquadrões operacionais: o Poker (1°/10° GAV) e o Centauro (3°/10° GAV), que operam as aeronaves A-1; o Pantera (5º/8º GAV), que realiza missões com helicópteros Black Hawk; o Esquadrão Mangrulho (4°/1° GCC), responsável pelo controle do espaço aéreo no Cone Sul; e o Hórus (1º/12º GAV), que opera Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT).