DEFESA

Parlamentares conhecem unidades que realizam o controle de tráfego e defesa aérea

O objetivo foi mostrar as ações da FAB ao cidadão brasileiro através de seus representantes políticos
Publicada em: 29/04/2015 12:11
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Brigadeiro Jefson apresenta o COMDABRA  Sgt Bruno Batista / Agência Força Aérea“Eu vejo como prioridade para os brasileiros ter a nação soberana”. A frase do Deputado Federal Cabo Daciolo foi dita durante visita, nessa terça-feira (28/04), a unidades estratégicas da Força Aérea Brasileira, localizadas em Brasília. O parlamentar, outros sete deputados e um senador conheceram o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) e o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I).

Segundo o Deputado Federal Júlio César, o Brasil, por ser um país de dimensão continental e com uma vasta área na região amazônica, deve se preocupar com a segurança nacional. “Eu, que trabalho na comissão de orçamento, tenho essa preocupação. Os investimentos na área de segurança têm que aumentar”, afirmou.

A Deputada Federal Benedita da Silva seguiu a mesma linha. “A FAB demonstrou possuir uma estrutura, uma inteligência, uma capacidade para evoluir muito mais. O que é preciso agora é vontade política e aumento do orçamento para que se dê uma continuidade aos projetos que já estão colocados”, destacou.

Deputado Júlio César tira dúvidas  Sgt Bruno Batista / Agência Força AéreaO objetivo da visita foi familiarizar os parlamentares com as missões da FAB. No COMDABRA, eles conheceram, por exemplo, qual é o passo a passo adotado para os casos de uso irregular do espaço aéreo nacional. São as chamadas medidas de policiamento aéreo, que vão desde o simples acompanhamento radar ao tiro de detenção.

Segundo o Chefe do Estado-Maior do COMDABRA, Brigadeiro do Ar Jefson Borges, a visita dos parlamentares é fundamental para fazer um link com o cidadão e apresentar qual o trabalho dos militares da FAB para defender o Brasil. “É uma oportunidade da própria sociedade, por meio dos parlamentares, ter contato com o trabalho da FAB”, destacou.

Vigilância

Já no CINDACTA I, a comitiva entrou em contato com o gerenciamento do controle do espaço aéreo e sua complexa rede formada por profissionais preparados para prestar um serviço de qualidade. A cobertura espacial coordenada em Brasília avança sobre os estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Sul de Tocantins e parte de Mato Grosso.

O Comandante do CINDACTA I, Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, ressaltou que o trabalho da Organização Militar é reconhecido internacionalmente. "Em auditoria internacional realizada em 2009, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo ficou em quinto lugar. Só ficamos atrás da Coreia do Sul, Canadá, França e Estados Unidos. Ficamos à frente de países como Alemanha, Bélgica e Japão. Esses bons resultados são reflexos dos ótimos profissionais que trabalham aqui conosco", afirmou.

As visitas ao COMDABRA e CINDACTA I foram coordenadas pela Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica (ASPAER).

Confira no vídeo como foi a visita dos parlamentares: