OPERACIONAL

Futuros pilotos de caça da FAB começam a voar o A-29 Super Tucano

Os Aspirantes passam por um curso de nove meses na Base Aérea de Natal
Publicada em: 14/04/2015 15:22
Imprimir
Fonte: SCS 2º/5º GAV

O Esquadrão Joker iniciou este mês a atividade aérea dos futuros pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Um total de 33 Aspirantes, recém-chegados da Academia da Força Aérea (AFA), e dois oficiais da Força Aérea Portuguesa começaram a voar o A-29 Super Tucano. A instrução faz parte do Curso de Especialização Operacional da Aviação de Caça, realizado na Base Aérea de Natal (BANT), com duração de nove meses.

Esse é o primeiro contato direto dos pilotos com a aeronave turbo-hélice de fabricação nacional, de ataque leve e treinamento avançado que equipa cinco esquadrões da FAB: o Joker (2º/5º GAV), a Esquadrilha da Fumaça (EDA), e os esquadrões operacionais localizados em Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Campo Grande (MS).

Na fase inicial, o objetivo é promover a adaptação do piloto ao A-29. Após seis missões duplo-comando (com instrutor a bordo), o militar realiza o primeiro voo solo. Em seguida, participará de formatura básica, com a participação de duas ou quatro aeronaves, Primeiro voo de instrução do CEO-CA 2015  Sgt Orleansalém de missões de voo por instrumento, voo noturno e formatura noturna.

O passo seguinte é a fase avançada, que aborda todas as missões da aviação de caça. Os estagiários aprendem a utilizar a aeronave como plataforma armada, participando de campanhas ar-solo e ar-ar. Eles também recebem instruções de combate aéreo, interceptação, reconhecimento armado, escolta, entre outras.

“Os Aspirantes começaram a atividade aérea, que dura normalmente até o início de dezembro, quando serão declarados pilotos de caça, na condição de alas operacionais”, explica o instrutor do esquadrão, Tenente Aviador Luca Pedrozo de Lima.

Ao final do curso, os futuros pilotos de caça são destinados para os esquadrões operacionais de A-29 e, em seguida, com treinamento direcionado, poderão fazer parte dos esquadrões de caça de primeira linha da FAB, que operam as aeronaves A-1 e F-5.

Veja no programa FAB em Ação como é o treinamento do piloto militar:

 

Confira também como foi o treinamento dos esquadrões operacionais de A-29 no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), na Serra do Cachimbo (PA):