MEDALHA

Especialistas de Aeronáutica são agraciados na Base Aérea de Brasília

“Os Especialistas são a essência da Força Aérea”, diz Comandante
Publicada em: 25/03/2015 15:37
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, presidiu, nesta quarta-feira (25/03), a cerimônia do Dia do Especialista de Aeronáutica, realizada na Base Aérea de Brasília. “Os Especialistas são a essência da Força Aérea. Para cada avião que voa há dezenas, centenas de horas por trás de trabalhos executados por nossos especialistas de diversas áreas”, ressaltou o Comandante.

A solenidade contou com a presença de oficiais-generais do alto-comando e de diversas autoridades. Durante o evento, foi entregue a Medalha Bartolomeu de Gusmão aos graduados  da FAB como reconhecimento pelos serviços prestados à Aeronáutica brasileira.

A Suboficial Jeanne Lôbo de Mesquita Lima, filha de militar, trabalha na FAB há 28 anos. Ela é especialista em Administração e atualmente serve na Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA). “Eu me sinto muito honrada em receber essa medalha. Sou eu quem agradeço à FAB por tudo que conquistei tanto na vida profissional quanto pessoal”, explica.

Já o Terceiro-Sargento Hélio Pereira de Almeida nunca tinha imaginado em se tornar militar. Ele entrou na FAB como soldado, depois passou a taifeiro e, hoje em dia, atua no Gabinete da Aeronáutica (GABAER). “Eu já estou na FAB há 13 anos. Para mim, é um orgulho pertencer à Força. Ingressei como soldado j  untamente com um parente na mesma época. Eu continuei, ele não. Hoje ele se arrepende de ter saído”, diz.

Graduados da Marinha, do Exército e civis também receberam a medalha. Ao todo, 94 pessoas foram homenageadas. Luzinete da Silva Santarém é secretária do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) e diz que a medalha é um reconhecimento pelo seu trabalho. “Eu entrei como estagiária, depois fui chamada para continuar exercendo a função. Foi com meu trabalho na FAB que eu consegui realizar meus sonhos, como comprar minha casa e fazer minha faculdade”, destacou.

O Primeiro-Sargento Edson Luís Holland é do Exército. Ele trabalha no Primeiro Batalhão de Guerra Eletrônica da corporação e, em 2011, participou de um Curso de Guerra Eletrônica da FAB. Segundo ele, receber a medalha da Aeronáutica é uma honra. “O trabalho com guerra eletrônica da FAB e do Exército é diferente. O curso foi muito bom. Para mim, é um prazer receber essa homenagem”, concluiu.

Bartolomeu de Gusmão

O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão tornou-se um dos precursores da aviação, devido ao seu trabalho no campo da aerostação. A medalha foi criada pelo Decreto n° 68.886, de 06 de julho de 1971.