ANIVERSÁRIO

Centro de Lançamento de Alcântara comemora 32º aniversário

CLA já realizou o lançamento de 470 veículos espaciais nacionais e estrangeiros
Publicada em: 09/03/2015 11:55
Imprimir
Fonte: CLA

Sala de controle do CLA  Sgt Johnson Barros / Agência Força AéreaFoi realizada nesta sexta-feira (6/3), em Alcântara (MA), a cerimônia militar alusiva ao 32º aniversário de criação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Estiveram presentes autoridades de Alcântara e de São Luís ligadas aos poderes executivo, judiciário e legislativo, ex-Diretores do CLA, além de representantes do terceiro setor e lideranças comunitárias do município. A cerimônia, realizada no Pátio do Centro Técnico em Alcântara, contou com todo efetivo militar e foi presidida pelo Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor da unidade.

Em discurso, o Diretor enfatizou o contexto histórico que propiciou o nascimento do Centro e a contribuição da organização para o Brasil, para o Estado do Maranhão, bem como para o município de Alcântara. Segundo o Coronel Olany, muitas tecnologias foram aprimoradas no setor aeroespacial por meio dos lançamentos realizados, além do que a unidade da Força Aérea Brasileira atua no cotidiano da cidade onde se situa por meio de ações de cidadania, educação e saúde. O término da cerimônia foi marcado pelo desfile da tropa em continência ao Diretor do CLA.

Sítio de lançamento de foguetes  Sgt Johnson Barros / Agência Força AéreaCriado por meio do decreto federal nº 88.136 de 1º de março de 1983, o Centro realizou o lançamento de 470 veículos espaciais nacionais e estrangeiros em um total de 93 operações realizadas até hoje. Por tudo isso, é conhecido como a “Janela Brasileira para o Espaço”.

Sua missão é executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais. Também são realizados testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE). No Centro são realizadas atividades do Programa Espacial Brasileiro como o “Programa Microgravidade” quando são lançados experimentos científicos e tecnológicos a bordo de veículos que alcançam ambiente de microgravidade e fornecem dados para o aperfeiçoamento de pesquisas nas áreas de biotecnologia, eletrônica, mecânica, dentre outras. 

Efetivo do CLA em desfile no 32º aniversário  Sd Borges/ CLADurante a solenidade, o diploma com título de “Amigo do CLA” foi entregue pelo Coronel Olany ao Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino. O Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão, Bira do Pindaré, representou o governador na solenidade e também foi agraciado. Foram agraciados ainda o Secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela, e a Secretária de Cultura, Ester Marques. O Capitão dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar-e-Guerra Marcos Tadashi Hamaoka, e o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, fecharam a relação dos “Amigos do CLA”.

No âmbito do CLA, foi feita a entrega de prêmios aos civis e militares destaques do ano de 2014. 

Assista ao programa FAB em Ação realizado no Centro de Lançamento de Alcântara: