ESPORTE

Corrida da Paz reúne mais de 3,5 mil participantes em Brasília

Com o lema Amizade através do Esporte, o evento contou com a participação de civis e militares
Publicada em: 01/03/2015 11:57
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Dona Icila Bastos Da  masceno, de 81 anos, acordou cedo neste domingo (01/03) para participar da 10ª edição da Corrida da Paz, em Brasília. “Eu faço parte de um grupo de idosos coordenado pelos Fuzileiros Navais. Nosso objetivo é praticar atividade física e não ficar dentro de casa. Vir aqui é uma forma de preservar a saúde e rejuvenescer, pois ficamos perto de toda essa mocidade”, afirmou. Ao total, cerca de 3,5 mil pessoas foram ao Eixão Sul, na capital federal, para correr ou caminhar o percurso de 4 km.

Também conhecida como CISM Day Run, a Corrida da Paz tem como meta incentivar a prática esportiva e ampliar a integração das Forças Armadas com a população civil. O evento ocorre em 90 cidades brasileiras e em 74 países. Em 2014, o Brasil ficou na primeira colocação em relação a quantidade de participantes da corrida em todo o mundo: mais de 40 mil. Para este ano, o objetivo é ultrapassar essa marca. 

O Capitão Carlos Reis, da Polícia Militar, contribuiu para que esse número seja superado. Ele levou toda a família: as filhas de 4 e 13 anos, além da esposa. “Todos nós somos envolvidos com o esporte”, ressaltou

Já o Tenente Pedro Henrique Morais, do Exército Brasileiro, foi acompanhado do cachorro de estimação, Gaspar. O cão da raça Golden Retriever tem um ano e meio. “Ele é meu companheiro. Sempre levo para correr comigo, mas essa foi a primeira vez em um evento oficial”, disse. 

Para o Coronel da Força Aérea Brasileira, João Carlos Araújo, participar da corrida é, também, uma forma de rever os amigos. “Esse é um evento saudável, de confraternização. Eu já pratico corrida duas vezes por semana”, afirmou. 

O atleta Joseias Ferreira das C  hagas, de 16 anos, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 12 minutos. Integrante do Programa Forças no Esporte (PROFESP), ele é um dos 120 jovens do programa que participaram da corrida. “Fico muito contente em ganhar essa prova. Um dos meus objetivos é compor a seleção brasileira e vencer por meio do esporte”, afirmou o garoto que vivia em situação de risco na periferia de Brasília.

Organização - A cada ano a organização da Corrida da Paz fica sob a responsabilidade de uma Força Armada. Este ano, foi a vez do Exército. Cerca de 250 militares do Batalhão da Polícia do Exército estiveram envolvidos na coordenação somente no dia do evento. “O maior desafio para nós é garantir a segurança do atleta, fazer com que todos tenham atenção e contar com a participação do público”, afirmou o responsável pela corrida, Tenente-Coronel João Felipe Dias Alves.

Para o Diretor da Comissão Desportiva Militar do Brasil, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, o balanço do evento foi positivo. ”Queremos integrar a sociedade civil com as Forças Armadas para que possamos desenvolver uma mentalidade do esporte e, quem sabe, uma vocação militar”, concluiu o Brigadeiro.

Você participou da Corrida da Paz? Confira no perfil da FAB no facebook um álbum com fotos da corrida.

Veja no vídeo como foi a Corrida da Paz em Brasília: