CARNAVAL

Aeronáutica terá esquema especial para o feriado

País também terá alerta de defesa aérea e de busca e salvamento
Publicada em: 13/02/2015 10:15
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Militar em torre de controle  Sgt Johnson Barros / Agência Força AéreaO Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (GGNA) já está concentrado para o Carnaval 2015. "O passageiro pode viajar tranquilo. O sistema vai funcionar, e bem", afirma o chefe do CGNA, Coronel Ary Rodrigues Bertolino. Somente esta sexta-feira deve reunir cerca de 490 mil viajantes nos principais aeroportos do País, segundo estimativa da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

No total, aproximadamente 5,3 milhões de pessoas são aguardadas nos terminais do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE), entre os dias 12 e 23 de fevereiro. Incluindo os terminais administrados pela Infraero, esse número sobe para 7,4 milhões de passageiros.

A movimentação de aeronaves no espaço aéreo brasileiro será acompanhada em um salão operacional do CGNA localizado no Rio de Janeiro. "É um esquema parecido com o adotado no fim do ano", explica o Coronel. No local, profissionais do controle de tráfego aéreo, de administradoras de aeroportos e de empresas aéreas poderão tomar decisões coletivas de acordo com o cenário.

Sistemas de acompanhamento do tráfego aéreo  DECEASerá mantida a escala de trabalho normal dos 11 mil profissionais ligados ao controle de tráfego aéreo. Os quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), em Manaus, Recife, Curitiba e Brasília terão equipes atuando durante todo o carnaval, além de equipes de sobreaviso.

Também permanece de prontidão o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), responsável pelo tráfego aéreo no eixo Rio-São Paulo. A Aeronáutica administra ainda 79 Destacamentos de Controle de Tráfego Aéreo e 59 torres de controle em todo o País.

Defesa e Salvamento

Durante todo o feriado, a FAB manterá de alerta aeronaves de combate em Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Manaus (AM), Natal (RN), Anápolis (GO), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ) e Canoas (RS). O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), em Brasília, coordenará interceptações de aeronaves em voos irregulares ou em situações de emergência.

Caças F-5M de alerta  Cabo Vinícius Santos / Agência Força Aérea"Independente do intenso movimento de aviões no período de carnaval, a defesa aérea manterá permanente vigilância sobre o trânsito das aeronaves em nosso espaço aéreo", afirma o Brigadeiro Jefson Borges, Chefe do Centro Conjunto de Operações Aéreas do COMDABRA. 

Em Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Santa Maria (RS) a Força Aérea também terá o alerta de aeronaves especializadas em missões de busca e salvamento. Apenas as áreas administrativas estarão de folga durante o feriado.