CULTURA

Forças Aéreas do Brasil e dos Estados Unidos realizam intercâmbio

O objetivo foi compartilhar experiências sobre preservação de patrimônio histórico e cultural
Publicada em: 10/02/2015 14:54
Imprimir
Fonte: INCAER

Visita da comitiva ao MUSAL  INCAERA Força Aérea Brasileira, por meio do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), estabeleceu com a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) um intercâmbio para discutir a preservação histórica-cultural e trocar conhecimentos históricos. Em janeiro, militares norte-americanos estiveram no Brasil para compartilhar a experiência de 70 anos à frente de um programa de preservação de patrimônio histórico e cultural, semelhante ao recém-criado Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural da Aeronáutica (SISCULT).

O historiador Chefe da 12ª Força Aérea do Comando Sul da USAF, Jeff McGovern, e o Analista Regional para Assuntos da América Latina do Comando Sul da USAF, Major Eric N. Navarrete, elogiaram a elaboração do SISCULT. "Tenham sempre em vista a preocupação de registrar as informações e principalmente as informações operacionais, para que a Forca Aérea possa aprender com tudo o que aconteceu em seu passado”, garantiu McGovern.

Para o Subdiretor de Cultura do INCAER, Major-Brigadeiro da Reserva José Roberto Scheer, “a visita da USAF foi fundamental para abrir nossos horizontes em relação a como usufruir ao máximo do nosso sistema de história e cultura e, como consequência, contribuir para o crescimento da Força Aérea Brasileira.”

Os norte-americanos também visitaram o Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC), o Museu Aeroespacial da Aeronáutica (MUSAL) e o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), que lutou na Segunda Guerra Mundial subordinado à 12ª Força Aérea.