COMANDO

Novos comandantes assumem unidades em Fortaleza

Publicada em: 17/12/2014 17:24
Imprimir
Fonte: BAFZ

Revista do novo comandante do GCC  SO SEF Magda Silvia FerreiraA Base Aérea de Fortaleza realizou nesta quarta-feira (17/12(), a passagem de Comando do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ) e do Quinto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (5º/1º GCC). A cerimônia militar ocorreu no Pátio do Comando da BAFZ e foi presidida pelo Comandante do Cindacta III, Coronel Aviador Paulo Eduardo Albuquerque de Magella.

No DTCEA-FZ, o Tenente-Coronel Aviador Sérgio Roberto Rodrigues Silva passou o comando para o Major Aviador Charlon Goes Cunha. “Daremos continuidade ao trabalho, investindo na capacitação de pessoal, buscando incrementar o desempenho para que possamos ter o melhor DTCEA do Brasil”, disse o Major Charlon.

No 5º/1º GCC, o Major Aviador João Spencer Ferreira da Costa Junior foi substituído pelo Major Aviador Regilânio Isaías Aguiar de Melo. “São dois anos de implantação do Esquadrão em Porto Velho, construção de sede e capacitação de pessoal para cumprimento da missão que é operar o equipamento de controle de aproximação radar de precisão”, comentou o Major Aguiar, que serve no 5º/1º GCC desde 2011.

O então comandante do DTCEA-FZ, Tenente-Coronel Aviador Rodrigues, seguirá para a Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica, no Rio de Janeiro (RJ). Já Comandante substituído do 5º/1º GCC, Major Spencer, foi designado para o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, em Recife (PE).

O DTCEA-FZ atua em Fortaleza desde 1944 e visa operar e manter os órgãos e os equipamentos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro na capital cearense.

Já o 5º/1º GCC opera em Fortaleza desde 1986 e tem como missão operar e manter um sistema de controle de aproximação de precisão transportável.