PIONEIROS

Primeira turma da EPCAR celebra 60 anos de formação

Publicada em: 17/12/2014 16:58
Imprimir
Fonte: ECEMAR

4. Pioneiros e Familiares no CIEAR  SO TostesA Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), sediada no Rio de Janeiro, recebeu nesta terça-feira (16/12) cerca de 80 integrantes da primeira turma formada pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), formada em 1949 em Barbacena (MG). Eles também integram a primeira turma de oficiais formada na antiga Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, em 1954 .

Com idades em torno dos 80 anos, os pioneiros da aviação militar brasileira celebraram em companhia de familiares os 60 anos de formação (jubileu de diamante). O grupo reúne-se a cada dez anos para relembrar as histórias de épocas importantes da vida militar.
 
O grupo foi recebido pelo Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury. O dia iniciou com a visita ao Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR). No passado, as instalações abrigavam a Escola de Aeronáutica, onde o grupo teve instrução. Na programação, ainda teve tempo para assistir a vídeo e falar sobre as histórias de momentos marcantes da carreira. Os pioneiros também visitaram, no Museu Aeroespacial, as antigas aeronaves empregadas pela FAB e as instalações da ECEMAR.
 
De acordo com o Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Maximo Ballatore Holland, estes militares escreveram parte história da instituição. “Os senhores foram os pioneiros, os precursores e, por essa razão, muito corajosos, pois não sabiam e nem podiam imaginar o que os esperavam naquela valorosa Escola”, afirmou durante as homenagens.