OPERACIONAL

Esquadrão Poti capacita pilotos de AH-2 Sabre

Publicada em: 10/12/2014 16:25
Imprimir
Fonte: 2°/8°GAV

AH-2 Sabre  2°/8°GAVO Esquadrão Poti (2°/8° GAV) iniciou em dezembro a formação de novos primeiros pilotos (1P) para helicópteros AH-2 Sabre. É a primeira vez que o Esquadrão inicia esse processo de formação com aviadores oriundos do Esquadrão Gavião (1°/11°GAV), unidade de formação básica na Aviação de Asas Rotativas.

“Foi um grande desafio me adaptar ao novo posto de pilotagem. Antes, no Esquilo, voávamos uma máquina bem mais simples. Agora passamos a voar uma aeronave de grande porte, mais complexa e que exige mais preparo do piloto, que passa a operar uma verdadeira plataforma de armas”, disse o Tenente Aviador Giovani Bassanesi.

No AH-2 Sabre, o 1P senta na cabine traseira. Antes de assumirem a função, eles fazem voo na nacele dianteira, onde aprenderam a operar os equipamentos da aeronave e os armamentos, além de fazer a pilotagem naquele posto.

Líderes de Esquadrilha
Em novembro, o Esquadrão Poti concluiu o Curso de Liderança de Esquadrilha da Aviação de Helicóptero para mais uma turma de pilotos, elevando à condição de líderes. Agora, eles têm a capacidade de conduzir formações de até quatro helicópteros em missões de defesa aérea, ataque, escolta, supressão de defesa aérea inimiga, varredura e apoio aéreo aproximado.