LE MANS

FAB abre corrida em Interlagos (SP)

A Esquadrilha da Fumaça realizou quatro passagens sobre o Autódromo de Interlagos durante o evento
Publicada em: 01/12/2014 15:41
Imprimir
Fonte: CECOMSAER

Passava do meio-dia deste   domingo (30/11), na capital paulista, quando todos os olhares e celulares se voltaram para o céu no Autódromo de Interlagos. A Esquadrilha da Fumaça cruzou a arquibancada por quatro vezes antes da largada da Le Mans Seis horas de São Paulo, prova inspirada na corrida francesa, que reúne protótipos esportivos e carros de turismo das principais montadoras do mundo.

Logo em seguida, ao som do hino nacional, um paraquedista da FAB saltou com a bandeira brasileira para entregá-la ao bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, que o aguardava bem na faixa da largada, ao lado do Comandante do IV Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

"O Le Mans 6 Horas de São Paulo é um evento internacional que, assim como o Emerson Fittipaldi, eleva o nome do Brasil em todo o mundo. A participação da Força Aérea com o estande, a Esquadrilha da Fumaça e a Equipe Falcões de paraquedismo, além de fortalecer o sentimento de patriotismo, representou uma oportunidade para todo o público conhecer as habilidades de nossos militares, nos fazendo ainda mais presentes na vida dos brasileiros", avalia o Comandante do IV COMAR.

Além da Esquadrilha da Fumaça e dos paraquedistas da equipe de salto livre Falcões, a Força Aérea Brasileira levou para São Paulo uma exposição que reuniu alguns dos projetos de Defesa e Espaço desenvolvidos pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campo  s, um simulador do A-29, aeronave usada pela Fumaça, e a mostra fotográfica “Janela do meu Escritório”, imagens que retratam a paixão de pilotos profissionais e amadores pela aviação.

Foi no estande da FAB em Interlagos que o público também pôde conversar com os pilotos da Fumaça. Durante a tarde, a equipe distribuiu autógrafos, posou para fotos e respondeu a perguntas dos admiradores. O metalúrgico e aeromodelista Robson Daniluski, por exemplo, acompanha a Esquadrilha há mais de 15 anos. “Exemplo de profissionalismo, eles representam nosso país e nos dão orgulho”, afirmou.

Em fase de treinamento com a nova aeronave, A-29, a Esquadrilha da Fumaça não tem data definida para voltar com as apresentações. “Deu pra matar um pouco a saudade”, brincou, Jonas Cruz, em conversa com o Comandante da Esquadrilha, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Gobett.

Na edição deste ano, a competição homenageou o tricampeão Ayrton Senna. “Foi extremamente gratificante participar de um evento de visibilidade que reverenciou um dos ícones do automobilismo”, avalia o Comandante da Fumaça.