LOGÍSTICA

FAB sedia Fórum sobre simulação e treinamento militar

Publicada em: 02/10/2014 13:28
Imprimir
Fonte: CCA-SJ/DCTA

Cerca de 100 pessoas participDiretor do Instituto de Aeronáutica abre evento  SO Augustoaram do Fórum de Simulação e Treinamento Militar (FSTM), que encerra nesta quinta-feira (02/10), em São José dos Campos (SP). Pela pela primeira vez o evento acontece numa unidade da Força Aérea, o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), no interior de São Paulo.

Segundo o Capitão Engenheiro Daniel Baggio, um dos organizadores do FTSM, a atividade é uma continuação do Workshop de Simulação e Tecnologia Militar, que reúne anualmente representantes das três Forças Armadas, de Institutos de Ciência
e Tecnologia e das empresas de simulação e treinamento do setor de defesa, e que nas edições anteriores recebeu cerca de cinco mil pessoas, inclusive representantes de empresas alemãs, americanas, francesas e espanholas.

“No âmbito da Aeronáutica, o CCA-SJ é responsável por prover consultoria para especificação, aquisição e atualização de sistemas que envolvem simuladores. Participa dos processos de recebimento dos novos simuladores adquiridos pela FAB, da gerência e fiscalização de contratos de suporte logístico e das atividades relativas aos bancos de dados visuais dos treinadores em funcionamento. Por esse expertise, fomos convidados a participar da organização do Fórum, criando um ambiente para alinhar as demandas das Forças Armadas, os esforços dos Institutos de Pesquisa e as soluções que o mercado precisa desenvolver e oferecer ”, explica o Capitão Baggio.

Durante o Fórum, os militares da FAB, Marinha e Exército apresentam a situação atual de seus simuladores, tendências e projetos. As aplicações dos dispositivos abran
gem desde o controle do espaço aéreo e treinamento de pilotos até tecnologias de simulação do teatro de operações e de guerras cibernéticas.
Forum discute simulação e treinamento militar  SO Augusto
 O Comitê de Simulação e Treinamento da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (CSTA/ABIMDE) realiza o FSTM com objetivo de estreitar os laços entre a indústria de defesa e as Forças Armadas, estimular a disseminação de conhecimentos, a troca de experiências e a criação colaborativa, eficiente e inteligente de estratégias. 

Assunto(s): , , ,