CULTURA

Estudantes do Rio de Janeiro fazem mostra sobre aviação

Publicada em: 22/09/2014 15:00
Imprimir
Fonte: INCAER

Durante mais de dois anos, 20 alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Newton Braga, no Rio de Janeiro (RJ), desenvolveram um projeto de extensão chamado “Clube Aviadoras e Aviadores do Amanhã”. Os estudantes realizaram pesquisa aplicada e produção artística sobre a aeronáutica brasileira e a aviação militar. Este projeto teve como resultado diversos textos, fotografias, desenhos, esculturas e pinturas, produzidos pelos próprios alunos, que os expuseram, pela primeira vez, no Salão Nobre do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), entre os dias 15 e 20 de setembro.

A exposição contou com cerca de 100 peças que remontaram a arte da aviação em diferentes aspectos, como história da Força Aérea Brasileira, biografia de grandes personalidades, mecânica de aeronaves, inventos, feitos e possibilidades profissionais. Telas, esculturas em origami, instalações interativas e painéis fotográficos foram alguns dos destaques da exposição.

A ideia e concepção do Clube foi da professora Cíntia Ariadne, que buscou realizar com as crianças de 7 a 11 anos um trabalho de alfabetização e letramento por meio da construção poética e científica da criança, “valorizando seu protagonismo, seus saberes, conhecimentos, experiências e sentimentos, extravasados por sonhos e concepções estéticas sobre a aviação”, explicou a professora.

Assunto(s): , ,