CULTURA

Visitas técnicas orientam para a preservação do patrimônio histórico-cultural

Publicada em: 19/09/2014 15:24
Imprimir
Fonte: INCAER

Major-Brigadeiro Scheer e Coronel Macedo  INCAERUma equipe multidisciplinar da Subdiretoria de Cultura do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) realizou uma Visita de Assessoramento Técnico (VAT) às Unidades Militares sediadas na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), na última quarta-feira (17/9).

Livro Histórico da BASC  INCAERO objetivo foi difundir o Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando da Aeronáutica (SISCULT) às organizações da Força Aérea em todo o País, orientando os elos do Sistema quanto à produção de Álbum Fotográfico, Cadastro Histórico, Livro Histórico, Ficha Anual de Fatos Históricos, organização de espaços culturais, dentre outras alternativas de se preservar e difundir o patrimônio cultural material e imaterial do Comando da Aeronáutica.

O SISCULT foi criado em 2010 com o propósito de planejar, orientar, coordenar e controlar as atividades culturais no âmbito do COMAER, de forma integrada ao Sistema Nacional de Cultura. As VAT visam não só conscientizar os segmentos militares e civis quanto à importância da preservação, da pesquisa e da difusão do patrimônio cultural, como também capacitar os recursos humanos envolvidos para realizarem uma gestão eficiente dos bens de valor cultural para a Força Aérea Brasileira.

As atividades do SISCULT abrangem patrimônio material e imaterial; museologia; heráldica; documentos históricos; literatura; música; arquitetura; produções artísticas; tombamento; tradições, usos, costumes, crenças e valores; cerimonial e ações históricas cotidianas.

Visita de militares do SISCULT  INCAERApós a produção do arcabouço legal do SISCULT, as primeiras VAT de 2014 ocorreram na Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e no Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro (BINFAE-RJ). As próximas estão previstas para Base Aérea de Campo Grande (BACG), Base Aérea de Brasília (BABR), Núcleo da Base Aérea de Santos (NuBAST), Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e Escola de Especialistas da Aeronáutica.

Na Base Aérea de Santa Cruz, a comitiva do INCAER, liderada pelo Major-Brigadeiro do Ar R1 José Roberto Scheer, foi composta por historiadores, museólogos e músico, e foi recepcionada pelo Comandante da BASC, Coronel Luiz Cláudio Macedo Santos.

Assunto(s): , , ,