PORTÕES ABERTOS

Base Aérea de Campo Grande recebe mais de 40 mil visitantes

Foram arrecadadas 12 toneladas de alimentos para instituições assistenciais da cidade
Publicada em: 25/08/2014 15:58
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  A Base Aérea de Campo Grande (BACG) recebeu no último final de semana, 23 e 24 de agosto, cerca de 40 mil pessoas no evento portões abertos. A programação contou com a exposição de aeronaves, equipamentos, apresentações culturais e fez parte das comemorações dos 70 anos da BACG. No total, foram arrecadadas 12 toneladas de alimentos que serão doados para instituições assistenciais da cidade.

Durante os dois dias, a população campo-grandense teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da rotina dos militares da Base Aérea com a simulação de resgate feita pelo Esquadrão Pelicano, apresentação de 

paraquedistas e sobrevoos dos caças A-29 do Esquadrão Flecha, responsáveis pela defesa aérea da região. Estavam em exposição estática aeronaves da Força Aérea Brasileira, entre elas dois exemplares utilizados pela Esquadrilha da Fumaça e aeronaves de transporte de tropa C-130 Hércules.

Entre as atrações mais concorridas, estavam o caça Super Tucano e o helicóptero H1-H. Os visitantes puderam visitar as aeronaves, vestir os macacões de voo e colocar os capacetes usados pelos pilotos. “É sempre bom ter esse contato com a população e mostrar nosso trabalho. Espero que algumas dessas crianças que passaram por aqui queiram um dia fazer parte da FAB e trabalhar conosco”, afirma o Tenente Leandro Geraldo da Costa, piloto do Super Tucano do Esquadrão Flecha.

E as criançasDemosntração de rapel  Sargento Batista/ Agência Força Aérea foram o destaque do evento. “Esse é o primeiro Portões Abertos do Vinícius. Ele adora os aviões e fizemos questão de trazê-lo, quem sabe não estamos incentivando um futuro aviador da FAB. Esse ano ele veio com o avião de madeira que o avô fez, para o ano que vem o projeto é vir com o helicóptero que ele também está produzindo,” conta Evellin
Rozon Silva, mãe de  Vinícius Gabriel, de 1 ano e 3 meses.

Como parte das atrações, foi montada uma exposição de carros antigos com mais de cem automóveis de diversos estados brasileiros. E também foi realizado o campeonato Strong Man, com competidores que puxaram um caminhão de tropa com mais de sete toneladas.

70 anos da BACG

Os Portões Abertos de 2014 faz parte das comemorações dos 70 anos da Base Aérea de Campo Grande. Na unidade estão sediados o Esquadrão Onça (1°/15° GAV), Esquadrão Flecha (3°/3° GAV), o Esquadrões Pelicano (2°/10° GAV), o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande (DTCEA-CG).

“É um satisfação trazer a comunidade de Campo Grande para dentro da Base, principalmente por que a unidade se sente muito bem acolhida pela população da cidade”, finaliza o Comandante da BACG, Tenente-Coronel Potiguara Vieira Campos.