SEGURANÇA

TCU conhece trabalho do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Publicada em: 07/08/2014 16:21
Imprimir
Fonte: CENIPA

Visita ao Laboratório de Destroços  Ten Raquel / CENIPARepresentantes do Tribunal de Contas da União (TCU) conheceram, nessa quarta-feira (06/08), o trabalho realizado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Quinze auditores pertencem à Secretaria de Controle Externo de Defesa Nacional e Segurança Pública (Secex Defesa), que trabalha com os processos referentes às três Forças Armadas, ao Ministério da Defesa e à área de segurança pública do Ministério da Justiça (Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, por exemplo).

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Dilton José Schuck, apresentou a realidade da aviação brasileira, mostrando o número de aeronaves, pilotos, comissários, aeródromos, companhias aéreas e acidentes aeronáuticos ocorridos no Brasil nos últimos três anos. Ele mostrou, ainda, a importância da prevenção de acidentes para a manutenção da capacidade operacional das empresas aéreas e dos esquadrões militares, e para a preservação da vida humana.

Os visitantes tiraram dúvidas sobre a definição de acidente aeronáutico e sobre os acordos de cooperação e práticas de investigação internacionais. “Ao conhecermos as características, necessidades e desafios da operacionalidade da Força Aérea Brasileira, poderemos analisar melhor um processo referente a ela, levando em consideração a dinâmica das atividades”, declara o Secretário da Secex Defesa, Márcio André Santos Albuquerque.

A comitiva conheceu ainda o Laboratório de Destroços, o Laboratório de Leitura de Análise de Dados de Gravadores de Voo e o controle do espaço aéreo executado pelo Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA 1).