EVENTO

Substituição da Bandeira Nacional atrai turistas em Brasília

A cerimônia foi realizada nesse domingo e homenageou Santos Dumont
Publicada em: 07/07/2014 09:42
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A soleinidade atraiu turistas e moradores  SGT Johnson / Agência Força AéreaLetícia mora no Rio de Janeiro; Igor, em São Paulo e Fábio, em Brasília. Os três não se conhecem, mas no último domingo (06/07), às 10 horas, estavam presentes na Praça dos Três Poderes, em Brasília, para assistir à solenidade de substituição da Bandeira Nacional. O evento, organizado pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e atraiu moradores e turistas.

Letícia Springer é administradora. Ela está na Capital Federal a passeio e uma amiga a levou para a cerimônia. “É muito emocionante ver a Bandeira Nacional sendo hasteada, com todos cantando o Hino Nacional e a salva de tiros de canhão”, disse ela.

Já Igor Fonseca é bancário. Ele estava visitando os monumentos de Brasília, quando a cerimônia começou. “Foi uma surpresa muito legal. Gostei muito de ver a Bandeira Nacional sendo arriada ao som do Hino à Bandeira,A substiuição ocorre ao som do Hino Nacional     SGT Johnson / Agência Força Aérea a banda tocando as canções. É tudo muito interessante e bonito”, ressaltou ele.

E Fábio dos Reis, de 17 anos, é estudante. Essa foi a terceira vez que ele participou do evento. Desta vez, trouxe o tio que mora em São Paulo. “Eu gosto muito de assistir à cerimônia. E nunca é igual, sempre tem algo diferente”, constatou ele.

A solenidade ocorreu em comemoração aos 141 anos de nascimento do Patrono da Aeronáutica, Alberto Santos Dumont, que nasceu no dia 20 de julho de 1873, e foi o primeiro a voar num aparelho mais pesado que o ar. A Bandeira Nacional fica hasteada até o primeiro domingo do próximo mês, quando ocorre uma nova solenidade de substituição. Já a Bandeira substituída é levada para um grupamento do Corpo de Bombeiros, que faz a manutenção para que ela seja reutilizada.