ENSINO

Oficiais-Alunos do CPEA visitam indústrias e instituições de alta tecnologia

Publicada em: 13/06/2014 11:06
Imprimir
Fonte: ECEMAR

Visita à fábrica de combustível nuclear  Acervo dos alunos do CPEATrinta e cinco Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA-2014), da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), realizaram entre os dias 2 e 6 de junho uma Viagem de Estudos a indústrias e instituições de relevância tecnológica e econômica para o País.

A Comitiva, composta também pelo Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Maximo Ballatore Holland, e por instrutores, puderam conhecer iniciativas como o desenvolvimento do jato KC-390, a operação de satélites e o projeto do Veículo Lançador de Satélites (VLS).

Em São José dos Campos (SP), a Comitiva visitou a Embraer, a Avibrás Indústrial Aeroespacial, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), sendo os dois últimos organizações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Em Resende (RJ), a visita foi à Fábrica de Combustível Nuclear (FCN).

A Viagem de Estudos integra o Plano de Unidades Didáticas (PUD) e teve como objetivo, além de propiciar aos alunos do CPEA conhecimento sobre o atual estágio dos diversos projetos em desenvolvimento e relacionados à inovação e à indústria de defesa, permitir a identificação do atual grau de avanço tecnológico confrontando com os objetivos preconizados na Estratégia Nacional de Defesa (END).

No retorno ao Rio de Janeiro, a Comitiva visitou a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), o maior complexo de ensino técnico-especializado e militar da América Latina, responsável pela formação de Sargentos do Comando da Aeronáutica.