SAÚDE

Unidade da FAB promove campanha de vacinação contra a gripe

Militares do Quarto Comando Aéreo Regional foram imunizados contra o vírus influenza, além de outras doenças
Publicada em: 06/06/2014 12:25
Imprimir
Fonte: COMAR IV

Militares participam da Campanha de Vacinação  S2 Tanaka/COMAR IVO Serviço Regional de Saúde (SERSA-4) do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) realizou, nos dias 04 e 05 de junho, campanha de vacinação contra a gripe para a efetivo da unidade. Mais de duzentos militares foram imunizados contra o vírus influenza. De acordo com o chefe do SERSA-4, Coronel Dentista Marcos Aricieri Ribeiro, a campanha foi também uma oportunidade para imunizar os militares contra hepatite B, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, entre outras doenças. "Ações contra a dengue e prevenção à doenças infecto-contagiosas também estão programadas", cita o Coronel Ribeiro ao lembrar que as unidades de saúde da Aeronáutica realizam campanhas com frequência.

Embora os militares não estejam no grupo prioritário da campanha nacional, é importante que sejam imunizados contra a gripe. "Os militares, pela natureza da atividade que exercem, estão expostos a intempéries e às doenças respiratórias", destaca o Coronel.

Mito: vacina não provoca gripe
A vacina contra a gripe (influenza), ao contrário do que muitas pessoas pensam, não provoca gripe logo após sua aplicação. Segundo o Aspirante Médico William Zarza Santos, do SERSA-4, esta vacina contém vírus mortos que, portanto, não se reproduzem para provocar a gripe, embora produzam resposta imunológica protetora. "Para manter a imunização, é importante que o paciente receba a vacina anualmente", lembra o médico.