PEACEKEEPERS

Missão de Paz no Haiti é tema de palestra no Quarto Comando Aéreo Regional

Publicada em: 30/05/2014 15:50
Imprimir
Fonte: COMAR IV

Efetivo assiste à palestra no COMAR IV  S2 Molina / COMAR IVEm celebração ao dia internacional dos Peacekeepers, o Quarto Comando Aéreo Regional (COMAR IV), localizado em São Paulo, promoveu, na última quarta-feira (28/05), palestra sobre a missão de paz das Forças Armadas brasileiras no Haiti. Ministrada pelo Coronel Infantaria da Reserva Gilmar José Nascimento, a palestra abordou as principais características do país, além da própria experiência do conferencista, que participou da missão no Haiti junto ao 1° Batalhão de militares brasileiros na MINUSTAH entre 2009 e 2010

"Meu principal objetivo foi quebrar paradigmas, mostrar a realidade do local para quem ainda não teve a mesma oportunidade que eu", destaca o Coronel Gilmar ao lembrar que o trabalho dos peacekeepers, ou mantenedores da paz, é também de lidar com a fragilidade psicológica, de recursos e de direitos da população local. Segundo o Coronel, foi uma oportunidade única de aprimoramento profissional e crescimento pessoal. "Servir na missão de paz no Haiti fez com que eu conhecesse meus limites e mudasse meus valores pessoais. É um trabalho muito importante", ressalta.

Dia Internacional dos Peacekeepers Coronel Gilmar ministra palestra sobre a missão  S2 Molina / COMAR IV

Comemorada no dia 29 de maio, a data homenageia homens e mulheres que participaram de missões para manutenção de paz. Os "boinas azuis", militares participantes dessas missões, passam por um período de preparação que envolve palestras sobre o local da missão e simulações de ataque em ambiente hostil.