SEGURANÇA

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno promove evento para Prevenção de Acidentes

Semana Interna de Prevenção de Acidentes tem o objetivo de conscientizar militares e servidores civis sobre saúde e segurança no trabalho
Publicada em: 27/05/2014 10:56
Imprimir
Fonte: ACS/DCTA

Segurança no trabalho é tema de evento interno da CLBI  CLBICom o objetivo de conscientizar os militares e os servidores civis sobre saúde, segurança no trabalho e a prevenção de acidentes, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), de Parnamirim (RN), realiza, até sexta-feira (30/05), a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). De acordo com o engenheiro Leonardo Medeiros, coordenador da atividade, o evento será bastante produtivo. “Será uma semana inteira em que a temática da segurança estará sendo apresentada e discutida”, comenta.

A SIPAT é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) e deve ser realizada anualmente. Durante o evento deste ano no CLBI, serão realizadas atividades envolvendo temas como Ergonomia e Q
ualidade de Vida no Trabalho, Riscos Domésticos, Postura e Alívio das Tensões no Corpo no Trabalho, Gestão em Segurança no Trabalho, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, Campanha de Doação de Medula Óssea, Prática de Primeiros Socorros, Prática de Combate à Incêndio e Aferição da Pressão Arterial.

Capacitação permanente

A II SIPAT é apenas um dos diversos cursos de capacitação que o CLBI promove para o seu efetivo. Somente em 2014, já foram oito cursos ministrados para 206 colaboradores da instituição, que totalizam quase 160 horas de treinamento. Para o Tenente Élio César Fonseca, a realização dos programas de capacitação em segurança do trabalho é importante por se tratar da preocupação do Centro com o seu efetivo: “trata-se, antes de tudo, da preservação da integridade física, pois os cursos nos habilitam a ter a percepção dos diversos riscos que estão envolvidos nas atividades”, diz.
Entre as instruções, a prática de Primeiros Socorros e de Combate à Incêndio  CLBI
 
Uma das atividade
s de atualização que possuiu maior adesão entre o efetivo este ano foi o de Introdução à Tecnologia de Foguetes, que foi ministrado em conjunto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado do Rio Grande do Norte (CREA-RN) para cerca de 90 pessoas. Segundo a Sargento Priscila Souza, uma das participantes, o curso foi proveitoso por ter aproximado as questões que envolvem a atividade-fim do Centro do efetivo. “Ter acompanhado, na teoria, a evolução dos foguetes no tempo e aprendido a funcionalidade de cada componente dele me ajudou a entender mais sobre o trabalho desenvolvido aqui”, explica.