ESPAÇO

Foguete de Treinamento Intermediário é lançado com sucesso em Alcântara

Confira as imagens do lançamento do dia 09 de maio durante a Operação Águia I/ 2014
Publicada em: 12/05/2014 17:15
Imprimir
Fonte: CLA

Foguete de Treinamento Intermediário é lançado em Alcântara  Sd Gilberto/CLAO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou com sucesso, na última sexta-feira (09/05), o lançamento do décimo Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) durante a Operação Águia I/ 2014. O lançamento previsto para o dia 08 de maio teve que ser adiado devido a um problema mecânico no lançador verificado poucos momentos antes do disparo. A equipe do CLA realizou os reparos necessários, mas a janela de lançamento havia sido encerrada, o que levou ao adiamento do para o dia seguinte. “Operações como essas possuem justamente a finalidade de testar todos os meios e manter a operacionalidade das equipes. Nesse sentido, o problema detectado foi importante para que pudéssemos treinar a operacionalidade do Centro em resposta a uma falha identificada na plataforma de lançamento”, enfatizou o Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor do CLA. Além disso, com o lançamento espera-se obter a certificação e qualificação do foguete junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Com as condições climáticas favoráveis e os ajustes realizados, o lançamento ocorreu às 15h08min pelo horário de Brasília, seguindo os parâmetros de trajetória previstos.

A Operação Águia I/ 2014, iniciada no último dia 28 de abril, foi realizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara, organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e apoiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Ainda apoiaram a operação a Marinha do Brasil (MB), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Comando de Operações Aéreas (COMGAR), através da Segunda Força Aérea (II FAE) e o 1º Comando Aéreo Regional (I COMAR) com a participação dos seguintes esquadrões de voo: 1º ETA (aeronave de transporte C-98), 3°/7° GAV (aeronave de patrulha P-95) e 1°/8° GAV (helicóptero H-36).

Confira as imagens do lançamento: