TECNOLOGIA

Instituto de Estudos Avançados integra rede de incentivo ao Pólo Aeroespacial de Minas

O objetivo é fortalecer as dicussões sobre o Pólo Aeroespacial da região de Minas Gerais
Publicada em: 08/05/2014 11:00
Imprimir
Fonte: IEAv

  O Instituto de Estudos Avançados (IEAv) integra agora o Condomínio Temático Aeroespacial de Minas Gerais,  iniciativa apoiada pelo Governo Federal com o objetivo de congregar, em fóruns de discussão, o Governo, Instituições de Ciência e Tecnologia e a Indústria em torno do fortalecimento do Pólo Aeroespacial de Minas Gerais, que vem sendo estruturado nos últimos anos para ampliar as ofertas de ensino, pesquisa, inovação e o comércio de produtos aeroespaciais.

O convite foi oficializado pelo Deputado Federal e Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Narcio Rodrigues, que entregou pessoalmente a carta convite para a participação do IEAv no Condomínio. Além da unidade, também foram convidadas entidades como Universidade Federal de Minas Gerais, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Embraer, a CNPq, o instituto francês ONERA, entre outras.

O Secretário ressaltou as orientações contidas na Estratégia Nacional de Defesa (END) que apontam para a necessidade de políticas de ampliação do número de complexos tecnológicos aeroespaciais no Brasil, hoje concentrados na região de São José dos Campos. Também frisou a importância da colaboração do IEAv na concepção de novos centros de desenvolvimento de tecnologias que serão instalados no interior do estado, de maneira que as pesquisas que vierem a ser realizadas complementem o que vem sendo feito pela Aeronáutica, criando, assim, um círculo em prol do fortalecimento do Poder Aeroespacial Brasileiro.