OPERACIONAL

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno lança 31 foguetes em cinco dias

Lançamentos, que envolveram mais de 240 militares, fazem parte da Operação Astros 2020
Publicada em: 05/05/2014 16:42
Imprimir
Fonte: DCTA

Operação Astros 2020  CLBIO Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN), lançou 31 foguetes em cinco dias. O número expressivo de lançamentos faz parte da Operação Astros 2020, realizada entre os dias 22 e 30 de abril, pela empresa Avibrás em parceria com o Exército Brasileiro (EB). “A operação foi bastante satisfatória e serviu para manter a operacionalidade do Centro”, resumiu o Coronel Aviador Maurício Lima de Alcântara, Diretor do CLBI.

Durante a Operação, foram lançados quatro foguetes de calibres diferentes - o SS09TS, o SS30, SS40 e o SS80 -, que são usados na área de defesa pelo Exército em apoio e artilharia. Ao todo, 247 pessoas envolveram-se nas atividades, entre militares do CLBI e do Exército e servidores da Avibrás.

Segundo Ricardo de Oliveira Pinto, gerente do Departamento de Engenharia de Desempenho de Sistema da Avibrás, o trabalho realizado no CLBI foi bastante cooperativo. “Os resultados alcançados foram suficientes para obtermos os dados necessários sobre o rastreio e a qualidade desse rastreio”, destacou.

Treinamento

A Operação Astros 2020 foi a primeira realizada este ano pelo CLBI. Durante as atividades, cerca de 30 militares e civis realizaram treinamento, que consiste na preocupação do Centro com a formação de pessoal qualificado para futuras operações. “Durante as atividades de lançamento, várias estações estão em funcionamento. Nós, então, treinamos o nosso pessoal em todas as fases envolvidas, que vão da identificação até a coordenação de lançamento”, diz o Capitão José Roberto Pereira da Silva, Chefe da Divisão de Operações do CLBI.