HAITI

Contigente brasileiro entra em fase final de preparação para missão de paz da ONU

O grupo é composto por 888 militares do Exército, 244 da Marinha, 34 da Força Aérea, além de militares do Paraguai, do Canadá e da Bolívia
Publicada em: 29/04/2014 14:12
Imprimir
Fonte: BRABAT

  Começou nesta segunda-feira (28/04) e segue até a sexta-feira, dia 2 de maio, o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP). O evento é coordenado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e aplicado ao final do período de preparação do 20º contingente brasileiro do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT-20), que integrará a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH, da sigla em francês Mission des Nations Unies pour la Stabilisation en Haïti). O grupo que está sendo preparado pela 23ª Brigada de Infantaria de Selva é composto por 888 militares do Exército, 244 da Marinha, 34 da Força Aérea, além de militares de nações amigas – 31 do Paraguai, dois do Canadá e um da Bolívia.

Durante os cinco dias de treinamento, serão realizadas simulações de diversos cenários que o contingente Brasileiro poderá enfrentar no período em que estiver cumprindo sua missão em solo haitiano. Esta é a última fase de treinamento da tropa, que seguirá para o Haiti a partir do dia 13 de maio e permanecerá no país até dezembro.

O CCOPAB é uma Unidade sediada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), vinculada ao Ministério da Defesa e composta por militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, cuja missão é apoiar a preparação de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz e de desminagem humanitária.