RECONHECIMENTO

Comando-Geral de Apoio recebe medalha do Exército

A cerimônia em comemoração ao Dia do Exército teve mais de 200 agraciados, entre civis, militares e órgãos
Publicada em: 14/04/2014 16:37
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Comando-Geral de Apoio recebe insígnia do Exército  Cabo V. Santos/Agencia Força AéreaO Exército realizou na manhã dessa segunda-feira (14/04), em Brasília, a cerimônia militar em comemoração ao Dia do Exército, data do aniversário da primeira Força brasileira, oficialmente celebrado no dia 19 de abril. Na ocasião, mais de 200 civis, militares e órgãos, entre eles o Comando-Geral de Apoio (COMGAP), da Aeronáutica, foram agraciados com a Medalha Ordem do Mérito Militar, mais importante comenda concedida pelo Exército àqueles que tenham prestado serviços relevantes à nação brasileira.

Ainda durante a cerimônia, que contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e foi presidida pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim, outros militares da Força Aérea Brasileira (FAB) foram agraciados, como o Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), o Major-Brigadeiro do Ar Antônio José Mendonça de Toledo Lobato, Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) e o Major-Brigadeiro do Ar Wander Almodovar Golfetto, Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Também receberam a comenda ministros, parlamentares, procuradores, outras autoridades civis e militares da marinha, exército e aeronáutica.

Na Ordem do Dia, o Comandante do Exército, o General Enzo Martins Peri, lembrou o nascimento da Força, ainda em 1648 nos Montes Guararapes, em Recife, e das realizações no Brasil durante os 366 anos de história, mas destacou a importância de pensar no próximos anos. “O futuro precisa ser construído com planejamento criterioso e trabalho duro. E é o que temos feito. Em síntese, estamos receptivos às mudanças, incorporando novos processos, valorizando a ousadia, a criatividade, o questionamento e a coragem – tudo com foco na missão da Força e no futuro do Brasil – prontos para enfrentar o amanhã, assim que ele se tornar hoje”, ressaltou.

O evento foi finalizado com o desfile da tropa em continência às autoridades presentes e aos agraciados. Na passagem, o Batalhão da Guarda Presidencial, os Dragões da Independência e a Bateria de Cerimonial Caiena portavam seus uniformes históricos. No local da cerimônia, os participantes puderam ver ainda uma exposição de materiais de emprego militar, entre eles, viaturas do sistema Astros, viaturas blindadas de transporte de pessoas, além do radar SABER M60, também utilizados pela Aeronáutica.