SOCIAL

Força Aérea Brasileira realiza Ação Cívico-Social em Marapanim (PA)

Publicada em: 07/04/2014 11:57
Imprimir
Fonte: I COMAR

Atendimento pediátrico à Jéssica, de 8 meses.  2º Ten Gabriela (ACS)Durante os dias 3, 4 e 5 de abril, equipes médicas da Força Aérea Brasileira atenderam 2.011 pacientes na cidade de Marapanim (PA), localizada a 170km de Belém. Foram realizados atendimentos nas áreas de dermatologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, ginecologia, pediatria e clínica médica, além de 1.289 procedimentos entre exames de ultrassom, eletrocardiogramas e aferição de pressão arterial.

Para Waldira Favacho, mãe de Jéssica Sofia, de 8 meses, e de João Vitor, de 9 anos, a vinda dos médicos ajudou sua família: “No hospital da cidade era difícil conseguir atendimento de pediatra por causa da fila. Hoje aproveito para trazer a Jéssica e o João Vitor para colocar tudo em dia”, relatou, enquanto os filhos eram atendidos pela Aspirante Médica Bianca da Mota Pinheiro. O trabalho, chamado de Ação Cívico-Social (ACISO), aconteceu em duas escolas municipais e em uma unidade de saúde de Marapanim, município de 26.600 habitantes.

Na área da saúde bucal, os militares dentistas realizaram 1.289 procedimentos, como profilaxia, suturas e extrações. Ainda na área odontológica, foi colocado no pátio da escola o Escovódromo, estrutura com pias e espelho para as crianças aprenderem na prática a forma correta de escovar os dentes. Um total de 782 receitas também puderam ser atendidas com a presença de militares da área de farmácia.

A ACISO foi coordenada pelo Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional e Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, e envolveu efetivos do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém (BINFAE-BE), Prefeitura de Aeronáutica de Belém (PABE) e Base Aérea de Belém (BABE), e teve o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SESPA) , Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL) e dos órgãos públicos de Marapanim. Além dos atendimentos, houve programação para o público infantil e formatura militar.

Cidadania

Premiação do torneio esportivo  2º Ten Gabriela (ACS)A ACISO inclui outras atividades, como oficina de pintura para crianças, contação de histórias e um torneio infanto-juvenil com provas de futebol, voleibol e corrida de revezamento. A população de Marapanim pôde assistir a um desfile militar do efetivo da ACISO, realizado na praça central da cidade com o objetivo de demonstrar os valores dos militares da FAB. Na presença do Major-Brigadeiro Peclat e da Prefeita da cidade, Elza Edilene Moraes, o cerimonial foi realizado com a participação de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zarah Trindade Ferreira, que passaram em frente ao palanque de autoridades junto com a tropa.