INSTRUÇÃO

Universidade da Força Aérea realiza seminário sobre Poder Aeroespacial

Mais de 260 participantes discutiram diferentes aspectos do poder aeroespacial e da defesa nacional
Publicada em: 28/03/2014 12:55
Imprimir
Fonte: UNIFA

Mesa de debate com o Prof. Dr .Luiz Maurício  1S AlvarezDebater sobre os mais diferentes aspectos do poder aeroespacial e da defesa nacional. Essa foi a proposta do V Seminário de Estudos: Poder Aeroespacial e Estudos Interdisciplinares de Segurança e Defesa, realizado nos dias 26 e 27 de março no Campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro. “O evento alcançou os objetivos planejados de difundir a produção acadêmica na área do poder aeroespacial, além de permitir o debate com a sociedade a respeito das questões relativas à interdisciplinaridade”, ressaltou o Coronel Intendente Carlos Alberto Leite da Silva, Pró-Reitor de ensino da UNIFA e coordenador do evento.

Na abertura do evento, o Comandante da UNIFA, Major Brigadeiro do Ar Luis Antonio Pinto Machado, destacou a participação dos gênios brasileiros da aviação, Bartolomeu de Gusmão, conhecido como o Padre Voador, e Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira e Pai da Aviação, na história do progresso da humanidade.

Nos dois dias de evento, que contou com a presença de mais de 260 participantes, os debates aconteceram em torno de conferências, mesas redondas e mesas temáticas que possibilitaram a interação entre pesquisadores militares e civis. Dentre os assuntos abordados estão: doutrina e eficácia do poder aéreo, estudos interdisciplinares de segurança e defesa, medicina e capacitação física aeroespacial e história da aviação militar. O evento contou ainda com a exposição e apresentação de trabalhos de diversos pesquisadores universitários.

“Nós precisamos ter em mente que a ciência evolui quase diariamente, e que as organizações precisam se aperfeiçoar para que consigam acompanhar essa constante evolução. Seminários e eventos científicos como esse são fundamentais para refletir sobre os grandes desafios que se apresentam à Força Aérea Brasileira”, lembrou um dos palestrantes, o Professor Doutor Luiz Maurício de Andrade da Silva, professor da Academia da Força Aérea (AFA) e UNIFA, que realiza pesquisas nas áreas de planejamento estratégico e teorias sobre o processo de tomada de decisões rápidas pelos pilotos.

Entre os palestrantes das conferências mestras do seminário, destacam-se o Brigadeiro Engenheiro Mauricio Pazini Brandao, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Professor Doutor Jorge Ramalho, da Fundação Pandiá-Calógeras, e o Coronel Engenheiro Sergio Henrique da Silva Carneiro, da Comissão Organizadora do Programa Aéreo de Combate.

Participaram do evento todos os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAP), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOR), cadetes da AFA, participantes do núcleo de estudos avançados em geopolítica (NEAG), além de professores, pesquisadores e estudantes de universidades federais, estaduais e privadas.

Os Cadetes ressaltaram a importância do evento para a sua formação. Segundo o Cadete André Dias, do segundo ano, esse tipo de iniciativa é fundamental. “É uma oportunidade única participar de eventos acadêmicos como este, é fundamental que nós, ainda que no patamar tático/operacional da força, saibamos o que vamos gerenciar em um futuro muito próximo nas diversas organizações do Brasil. Estamos muito felizes e honrados em participar de um espaço de discussão com tamanha qualidade intelectual tanto por parte dos palestrantes quanto dos envolvidos em todo o processo do seminário”, avaliou o Cadete.