SOLENIDADE

FAB comanda troca da Bandeira Nacional em Brasília

Publicada em: 09/03/2014 12:54
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Militares e civis, muitos deles turistas, aproveitaram a manhã de sol em Brasília (DF) para acompanhar a solenidade de substituição da Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes. Comandada pela Força Aérea Brasileira, neste mês a solenidade também celebrou o Dia do Especialista da Aeronáutica, comemorado no próximo dia 25 de março.

Organizada pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, e contou com a presença de oficiais do Alto Comando da Aeronáutica e militares da Marinha, do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Na tropa que marchou após a troca da Bandeira, homens e mulheres de unidades subordinadas ao VI COMAR em grupamentos que incluíam bandeiras históricas e uma banda de música.

Após o desfile da tropa, houve a apresentação de ordem unida de alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica, de Guaratinguetá (SP). Além de demonstrar sincronia de movimentos, os futuros Sargentos exibiram a habilidade no manejo de armamento.

Simbolismo
  Com 186m² e 90 quilos, a Bandeira Nacional foi hasteada até o topo do mastro de 110 metros de altura ao som do Hino Nacional e de 21 disparos de canhões da Bateria Caiena, do 32º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro.

A Bandeira Nacional substituída é arriada somente após a substituta ser erguida, que permanece hasteada 24 horas por dia e que pode ser vista de vários locais da Capital Federal. Na base do mastro, que fica próxima ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Superior Tribunal Federal, há uma placa com os dizeres: "Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto, visão permanente da Pátria".

A troca é realizada mensalmente em um rodízio que envolve as Forças Armadas, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. A FAB comanda a solenidade nos meses de março, julho e outubro. A solenidade acontece em Brasília há 41 anos.