COPA 2014

FAB implanta esquema especial para espaço aéreo durante encontro de técnicos

Publicada em: 20/02/2014 17:38
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Florianópolis recebe as aeronaves  BAFLA Força Aérea Brasileira implantou um esquema especial para o espaço aéreo de Florianópolis (SC) durante o encontro dos técnicos das 32 seleções que participam da Copa do Mundo de 2014. Somente aeronaves das forças de segurança e ligadas ao evento podem realizar voos a distância menores de 13 quilômetros do resort Costa do Santinho, onde acontece o congresso da FIFA.

Para garantir a segurança do espaço aéreo na área, a Base Aérea de Florianópolis recebeu o reforço de dois aviões A-29 Super Tucano, armados com metralhadoras e preparados para interceptar aeronaves que descumpram as ordens do controle do espaço aéreo. Em Canoas, no Rio Grande do Sul, jatos supersônicos F-5 também estão de prontidão.

Tranquilidade para o tráfego civil

Apesar das restrições no espaço aéreo, as mudanças não afetam o fluxo de aeronaves que decolam ou pousam no aeroporto Hercílio Luz. Coordenado pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o esquema é o mesmo já empregado em eventos como a Rio + 20, Copa das Confederações e a visita do Papa Francisco.