RETROSPECTIVA

Confira as principais realizações da FAB na segunda metade de 2013

Publicada em: 09/01/2014 17:12
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Se nos primeiros seis meses de 2013 a Força Aérea Brasileira (FAB) participou de diversos eventos sociais, operacionais e estratégicos; na segunda metade do ano, a FAB atuou ainda mais em todo o território brasileiro.A guerra simulada nos céus do Nordeste ganhou traços e cores com a realização do maior exercício aéreo da América Latina, a CRUZEX. Outro destaque foi a participação da Aeronáutica na Operação Laçador, no Sul do Brasil. No final do ano, o caça Mirage 2000 se despediu da FAB, e o caça sueco Gripen NG foi anunciado como futuro novo integrante da Força Aérea Brasileira. Confira mês a mês todos esses destaques.

Em julho, as atenções da sociedade brasileira estavam voltadas para a visita do Papa argentino Francisco durante a 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude realizada no Brasil. A Força Aérea ficou responsável por trazer o papamóvel da Itália na aeronave C-130 Hércules, além de transportar o pontífice pelo Brasil no helicóptero CH-34 Super Puma. A Base Aérea do Galeão recepcionou o Pontífice na sua chegada.

Em agosto, a Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou a 47ª edição da NAVAMAER, competição entre os Aspirantes da Escola Naval, Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e os Cadetes da AFA. Mais de 600 atletas participaram da competição que preza acima de tudo pelo espírito de camaradagem.

Ainda no mês de agosto, a FAB celebrou os 30 anos do primeiro voo para Antártida.

No mês de setembro três eventos foram destaques: A participação da Aeronáutica na Operação Laçador realizada no Sul do país; a implementação do programa Sirius para tornar o trafego aéreo mais eficiente; e a entrega da primeira aeronave A-1 modernizada.

 

 

Em outubro, o avião KC-137 foi aposentado. Confira as imagens da aeronave no Flickr da FAB. Ainda no mês, as Forças Armadas se engajaram na prevenção do câncer de mama e aderiram ao programa Outubro Rosa.

Ainda em outubro, os caças A-1 lançaram pela primeira vez bombas guiadas a laser.

Já em novembro, o protótipo do Veiculo Aéreo Não Tripulado – Vant: Acauã, deu um salto de tecnologia ao finalizar o sistema automático de pouso e decolagem para ser utilizado na aeronave. Outro destaque do mês foi a realização do exercício CRUZEX FLIGHT 2013 nos céus do Nordeste. A edição contou com um recorde de aeronaves: 92, no total.

,                                                       

 

Em dezembro, enquanto se despedia do caça Mirage 2000, que protegeu o espaço aéreo brasileiro por mais de 30 anos, a FAB anunciava a nova aeronave integrante da Defesa do país: o Gripen NG da empresa sueca SAAB. Depois de 18 anos de análises do projeto F-X2, enfim foi anunciado o novo caça supersônico brasileiro que irá substituir os Mirage 2000.

E, em 2014, a FAB vai estar cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Para este ano, já estão programadas diversas ações, como a atuação durante a  Copa do Mundo, o primeiro voo do protótipo do avião cargueiro KC-390 e a negociação do contrato do caça Gripen NG.