AJUDA HUMANITÁRIA

FAB resgata 162 vítimas das enchentes no Espírito Santo

Publicada em: 26/12/2013 14:33
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Em quase uma semana de atuação, a Força Aérea Brasileira (FAB) já resgatou 162 pessoas, vítimas das enchentes provocadas pelas chuvas no estado do Espírito Santo. Além disso, transportou cerca de oito toneladas de suprimentos, entre medicamentos, alimentos e água potável. A FAB está empenhada na missão de ajuda humanitária com dois helicópteros Black Hawk, um Super Puma e mais três aviões. 

A FAB opera em duas frentes. Uma a partir da cidade de Linhares e outra em Vitória, capital capixaba, onde foi criado um centro de coordenação conjunto com o Corpo de Bombeiros.

“As informações de pedido de socorro são recebidas nesta central e repassadas para as aeronaves em forma de coordenadas geográficas. Este sistema agiliza muito a localização dos pontos a serem socorridos”, explica o Tenente Aviador Vinícius Monteiro de Barros Whebe Salum, piloto da FAB.

Nos dias 24 e 25 de dezembro, os militares da FAB realizaram o resgate de 88 pessoas. Nesta quinta (26/12), os helicópteros haviam resgatado mais 74 vítimas das enchentes.

“Tivemos de fazer o procedimento com guincho para retirar as pessoas. Havia muitas crianças, mulheres grávidas com recém-nascidos, alguns idosos, pessoas doentes ou com alguma deficiência que exija medicação contínua”, ressalta o Tenente Salum. "Estamos muito empenhados em ajudar toda a população. O tempo deu uma trégua possibilitando realizarmos muitas decolagens e resgates. Estamos mapeando a região para facilitar a coordenação com os bombeiros em suas embarcações", complementa o militar.