PROJETO F-X2

Gripen é a nova aeronave de caça da FAB

Publicada em: 18/12/2013 17:45
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  O Gripen NG, fabricado pela empresa sueca Saab, é a nova aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O anúncio foi feito pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim, em entrevista coletiva realizada na quarta-feira (18/12) em Brasília. O programa FX-2 da FAB, iniciado em 2001, prevê a aquisição de 36 aeronaves de caça com transferência de tecnologia para o Brasil. Os novos caças substituirão os Mirage 2000, que serão desativados no final deste mês.

De acordo com o ministro Celso Amorim, a definição da nova aeronave foi objeto de estudos e ponderações que levaram em conta três fatores. “Foram analisadas a performance, transferência de tecnologia e custos, não só de aquisição, mas também de manutenção. A escolha se baseou no equilíbrio desses três fatores”, afirmou.

O projeto FX-2 tem um custo estimado de 4,5 bilhões de dólares. De acordo com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, está prevista a transferência integral de tecnologia. “Quando terminar a fase de desenvolvimento nós teremos propriedade intelectual sobre este avião, isto é, acesso a tudo”, explicou o Comandante da Aeronáutica.

A assinatura do contrato com a empresa sueca deve levar em torno de 8 a 12 meses, segundo o ministro Celso Amorim. A partir de então, estima-se que em 48 meses a FAB já disponha dos primeiros aviões. “A nossa Força Aérea está de parabéns. Nós, em breve, teremos aviões a altura das necessidades de defesa do país”, ressaltou o Ministro da Defesa.