MEMÓRIA

Ex-combatente visita o II COMAR

Publicada em: 29/11/2013 15:20
Imprimir
Fonte: II COMAR

O Major Buyers, de 93 anos, foi piloto do 1º Grupo de Aviação de Caça  Soldado R Silva/II COMARNa última quarta-feira (27/11), o Major John William Buyers, de 93 anos, piloto do 1º Grupo de Aviação de Caça, que combateu nos céus da Itália durante a II Guerra Mundial, visitou o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) para presentear o Museu de Aeronáutica de Recife com dois livros de sua autoria.

Na oportunidade, o Major Buyers contou algumas histórias de sua participação na II Guerra, como o resgate do Tenente Danilo Moura, irmão do Brigadeiro Nero Moura, na época Comandante do Grupo de Caça e hoje lembrado como Patrono da Aviação de Caça Brasileira. O Major foi a carona do Tenente Danilo de volta pra casa depois que o militar foi abatido e socorrido por italianos, quando passou por pequenas vilas até alcançar a cidade de Florença, onde conseguiu comunicação com uma base brasileira.

O Chefe do Estado-Maior do II COMAR, Coronel Aviador Gustavo Alberto Krüger, entregou o livro “O Brigadeiro Eduardo Gomes - Trajetória de um heroi”, de Degenar Drumond, ao visitante como reconhecimento do seu desempenho na II Guerra. O agradecimento do ex-combatente resumiu parte de sua carreira: “A FAB foi a minha segunda mãe, foram muitas aventuras, foi muito bom”.

O Major Buyers é veterano da Força Aérea Americana, integrante do 350th Fighter Group. No Teatro de Operações do Mediterrâneo foi o Oficial de Ligação do 1º Grupo de Aviação de Caça – Senta Pua, e chegou a participar de várias missões com os brasileiros.