MODERNIZAÇÃO

Instituto de Medicina Aeroespacial instala novo equipamento de desorientação

Publicada em: 27/11/2013 11:42
Imprimir
Fonte: Comunicação Social do IMAE

O Instituto de Medicina Aeroespacial Brig  adeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), localizado no Rio de Janeiro, instalou na quarta-feira (20/11) um novo equipamento, o Desorientador Espacial modelo Gyrostim. O novo aparelho vai incorporar o Sistema de Treinamento Fisiológico do Instituto. A desorientação espacial é um dos grandes fatores causadores de acidentes na aviação. O problema faz com que pilotos e copilotos tenham uma ilusão de referência durante o voo, o que pode, por exemplo, deixar os comandantes sem a sensação de queda.

Saiba mais sobre a desorientação espacial no programa FAB em Ação sobre o IMAE.

O Desorientador Espacial modelo Gyrostim é uma evolução do equipamento atualmente utilizado pelo IMAE: a cadeira de Barany. O novo aparelho gira em dois eixos e é computadorizado. Porém, os dois equipamentos têm objetivos comuns: simular, através de rotação corporal, o que o tripulante sente quando é vitima de desorientação espacial, através de canais localizados no cérebro muito sensíveis à orientação circular.

"A cadeira representa uma evolução no treinamento para casos de desorientação dos aeronavegantes", ressaltou a Capitão Médica Mônica Barretos Santos.

O novo equipamento deve começar a ser utilizado pelo Instituto a partir do ano que vem. Atualmente, o IMAE está realizando a capacitação dos instrutores com o objetivo de operacionalizar o uso do Desorientador na instrução prática do Estágio de Adaptação Fisiológica (EAF).