ANIVERSÁRIO

Homenagens marcam comemoração pelos 42 anos do CENIPA

Publicada em: 21/11/2013 16:15
Imprimir
Fonte: CENIPA

O Centro de Investigaçã  o e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) comemorou o 42º aniversário na segunda-feira (18/11) em cerimônia realizada no Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), em Brasília. Durante o evento, 26 profissionais, civis e militares, integrantes do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), receberam homenagens pelos destacados serviços prestados à segurança operacional da aviação.Entre eles, investigadores, representantes de empresas aéreas, além de representantes da aviação da Marinha e do Exército, chefes de Serviços Regionais vinculados ao CENIPA e outros.

 “A atividade de prevenção é de extremo valor e exige de cada profissional total dedicação e comprometimento para que tenhamos uma aviação cada vez mais segura que atenda às exigências da sociedade brasileira", afirmou Brigadeiro Luís Roberto do Carmo Lourenço, Comandante do CENIPA. Ele destacou ainda que o nível de conhecimento dos homenageados os credita diante dos desafios da atualidade.

Evolução
O CENIPA foi criado em 1971 e institucionalizou o trabalho da segurança de voo no país. O órgão central, SIPAER, nasceu também com a missão de prevenir acidentes aéreos, preservar recursos humanos e materiais visando o progresso da aviação brasileira.


A partir da década de 80, a prevenção executada pelo CENIPA influenciou e acompanhou o crescimento da aviação civil, além de ganhar importância no contexto do Comando da Aeronáutica. Em 1982, o CENIPA foi elevado a categoria de Organização Militar e, em 2006, passou a ser chefiado por um Oficial-General.

Já em 2007, a atuação do centro foi ampliada com a criação de sete serviços regionais com sede nas capitais: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Belém e Manaus.

Em 2009, o CENIPA ganhou destaque da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Pois, atingiu 96% de conformidade relacionada ao trabalho desenvolvido de acordo com as normas do anexo 13 da Convenção de Chicago, legislação que recomenda a metodologia de investigação de acidente em nível mundial. Em 2013, o CENIPA promoveu o Simpósio Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, em São Paulo, considerado um dos maiores eventos da Força Aérea Brasileira.