VISITA

Embaixador da Ucrânia e Deputados Federais conhecem o Centro de Lançamento de Alcântara

Publicada em: 08/10/2013 11:45
Imprimir
Fonte: CLA

Comitiva no Centro de Controle do CLA  Soldado Gilberto/ CLA

O Embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, visitou o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), quinta-feira (03/10) com o objetivo de conhecer as instalações do CLA e a sua infraestrutura para lançamento de foguetes. A visita foi acompanhada pelos parlamentares Nelson Pellegrino, Claudio Cajado, Pastor Eurico e Carlos Zarattini, que integram a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
 
A comitiva conheceu o Centro de Controle do CLA, onde as equipes de operações fazem a coordenação de todos os lançamentos. Em seguida, conferiu as instalações do Setor de Preparação e Lançamento (SPL). No local, os visitantes puderam ver o Foguete de Treinamento Básico (FTB) e o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), que são lançados do CLA para manter as equipes adestradas e testar todos os meios associados aos lançamentos.
 
Ainda no SPL, eles conheceram a plataforma Universal, a partir da qual são lançados os foguetes de treinamento e sondagem, e a Casamata, local responsável por abrigar com segurança engenheiros e técnicos que trabalham diretamente na preparação, transporte e montagem dos veículos. A comitiva foi ainda até a Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma do Veículo Lançador de Satélite (VLS).
 
Por fim, o embaixador e os parlamentares checaram as obras da Alcântara Cyclone Space, onde puderam acompanhar o estágio atual da construção e a configuração do sítio de lançamento a ser operado para lançamento do foguete ucraniano Cyclone 4, em Alcântara.