SAÚDE

Centro de Lançamento de Alcântara realiza mais de mil atendimentos em comunidades maranhense

Publicada em: 20/09/2013 15:44
Imprimir
Fonte: CLA

Missão ACISO na Comunidade Mamuna  2º Ten Huxley/ CLAEm dois dias de ação cívico-social, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou 1.229 atendimentos médicos e odontológicos. Os médicos e dentistas trabalharam nos dias 13 e 14 de setembro nas comunidades de de Só Assim e Ponta Seca, em Alcântara, no Maranhão. Também foram distribuídos 3.024 medicamentos.  O objetivo é prestar assistência preventiva e informações para uma melhor qualidade de vida da população local.

Participaram da ação médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros do CLA, que ainda contou com apoio de agentes de saúde da Prefeitura de Alcântara.  Depois da triagem, os pacientes receberam atendimento especializado em áreas de pediatria, ginecologia. Também foram realizados procedimentos de enfermagem, como aferição da pressão arterial e medição da glicemia capilar. As mulheres atendidas na ginecologia realizaram exame preventivo ao câncer do colo de útero. Para as crianças houve atividades educativas sobre escovação e saúde bucal por meio de atividades educativas. 

Para o diretor do CLA, Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, atividades como essas reforçam o papel do CLA de apoio continuado às comunidades locais. “É extremamente importante a realização de ações médico-odontológico nas comunidades vizinhas ao CLA. Por meio de tais atividades, o Centro se coloca como um agente transformador capaz de propiciar melhoria na vida de pessoas em uma das regiões mais carentes do país,” explica o militar.
 
As comunidades de Só Assim e Ponta Seca ficam localizadas a 12Km de distância da unidade da Força Aérea e são duas das sete vilas agrícolas construídas na década de 80, durante a implantação do maior centro de lançamento de foguetes e engenhos aeroespaciais do país.
 
Agosto - No final de agosto, a comunidade de Mamuna, a 26km do CLA, também foi beneficiada com atendimentos médico e odontológico especializados. Durante a ação cívico social foram realizados 1.254 atendimentos e distribuídos 3.472 medicamentos. Por meio de tais ações promovidas ao longo do ano em Alcântara, o CLA tem beneficiado uma população estimada em 2.894 habitantes que residem na região das agrovilas, vizinha à unidade da Força Aérea no Maranhão.