ESPORTE

Comissão de Desportos da Aeronáutica apoia treinamento de atletas paraolímpicos

Publicada em: 18/09/2013 09:10
Imprimir
Fonte: CDA

Seleção Brasileira Sub-21 de Bocha Adaptada  Sargento Xavier / CDAAtletas paraolímpicos do Brasil que vão disputar em Buenos Aires os Jogos Juvenis Parapanamericanos de 2013, em outubro, realizam treinamentos nas instalações da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), no Rio de Janeiro. As atletas Tamna do Nascimento Damasceno da Costa, Vitoria Ciriaco Fernandes, Grazyela Roberta Garcia de Figueiredo e o técnico Edinaldo Gomes utilizam as dependências da CDA para os treinamentos da modalidade bocha adaptada.

A Bocha Adaptada é um Esporte Paralímpico praticado por paralisados cerebrais severos que utilizem cadeira de rodas. O objetivo do jogo é lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca chamada de jack (conhecida no Brasil como bolim).

Antes de começar a partida, o árbitro tira na moeda (cara ou coroa) o direito de escolher se quer competir com as bolas de couro vermelhas ou azuis. O lado que escolhe as vermelhas inicia a disputa, jogando primeiro o jack e uma bola vermelha. Depois, é a vez da bola azul entrar em ação. A partir de então, os adversários se revezam a cada lance para ver quem consegue posicionar as bolas o mais perto possível do jack. As partidas ocorrem em quadras cobertas, planas e com demarcações no piso.

Para ganhar um ponto, o atleta tem de jogar a bola o mais próximo do jack. Caso este mesmo jogador tenha colocado outras esferas mais próximas do alvo, cada uma delas também vale um ponto. Se duas bolas de cores diferentes ficam à mesma distância da esfera branca, os dois lados recebem um ponto. Vence quem acumula a maior pontuação. No Brasil, a Bocha Adaptada é administrada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).

A equipe que treina na CDA irá se juntar aos demais atletas em Águas de Lindóia (SP) para a etapa final da preparação antes dos Jogos Juvenis Parapanamericanos de 2013, que começam no dia 12 de outubro.