CAPACITAÇÃO

Alunos do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA) discutem energia nuclear

Publicada em: 11/09/2013 10:16
Imprimir
Fonte: ECEMAR

Comitiva do CPEA na usina nuclear  Coronel Eloir / ECEMAROs 41 Oficiais Superiores do Comando da Aeronáutica, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro que participam do CPEA 2013 participaram em setembro de uma jornada sobre energia nuclear. Os alunos visitaram a usina nuclear de Angra dos Reis (RJ) e debateram temas como segurança nuclear, projetos em andamento, produção energética no Brasil, histórico das usinas de Angra dos Reis, o acidente de Fukushima e a importância da energia nuclear para o desenvolvimento do Brasil.

Chefiada pelo Brigadeiro Máximo Ballatore, Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), a comitiva dos militares foi recepcionada por engenheiros da Eletronuclear.

Palestras no Curso Superior de Defesa

Também em setembro, no âmbito do Curso Superior de Defesa (CSD), foi realizada na Universidade da Força Aérea uma palestra com o Secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Ribeiro. O engenheiro abordou Plano Brasil Maior (PBM), com suas Políticas Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior para o período de 2011 a 2014; Inovação e Competitividade - Produtividade e Desenvolvimento; Dimensões (Setorial e Sistêmica); e Medidas e Metas.

Coordenado pela Escola Superior de Guerra (ESG), o CSD prepara militares das Forças Armadas e Auxiliares e Civis para o exercício de funções de assessoramento de alto nível, que envolva assuntos de Defesa, tanto no âmbito do Ministério da Defesa como nos demais Órgãos Governamentais de interesse da Defesa Nacional, além de promover a interação entre os alunos dos cursos de altos estudos realizados pela ESG, ECEMAR, Escola de Guerra Naval e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Visita do Comando-Geral do Pessoal

Palestra do Tenente-Brigadeiro Tercitotti  Coronel Eloir / ECEMARNo dia 2, a ECEMAR também recebeu a visita de uma comitiva do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) que conversaram com os alunos dos cursos da Escola sobre a competência e o planejamento do COMGEP. O ciclo de palestras detalhou, também, a Política Militar Aeronáutica e as Diretrizes de Pessoal, o Plano Plurianual de Pessoal, a Política e Diretrizes de Mobilização de Pessoal, de Serviços e de Material de Intendência, o Plano Estratégico de Mobilização, a Política e Estratégia de Saúde, a Política de Instrução Militar, além das atividades desenvolvidas pelo Centro de Documentação da Aeronáutica e pelo Instituto de Psicologia da Aeronáutica.

Integraram a Comitiva o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro Luiz Carlos Terciotti; o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Jorge Marones de Gusmão; o Diretor da Diretoria de Intendência da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Manoel José Manhães Ferreira; e o Diretor da Diretoria de Administração do Pessoal, Major Brigadeiro Waldeísio Ferreira Campos.