EVENTO

V COMAR e BACO comemoram o Dia da Imprensa

Publicada em: 03/06/2013 10:47
Imprimir
Fonte: V COMAR

O Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), com apoio da Base Aérea de Canoas (BACO), realizou na última quarta-feira (29/5) um café da manhã em homenagem ao Dia da Imprensa, comemorado em 1º de junho. Participaram do evento integrantes de diversos veículos de comunicação de Porto Alegre e região metropolitana, além de Comandantes da GUARNAE-PA.

O Chefe do Estado-Maior do V COMAR, Coronel Miranda, apresentou as principais características do Comando Aéreo e das unidades subordinadas, além de mostrar exemplos de ações realizadas pela Força Aérea na Região Sul. Destacou também a importância do trabalho conjunto da FAB com a imprensa na divulgação de ações que ajudam na mobilização social, como em situações de calamidades, por exemplo.

“A FAB transportou várias equipes de reportagem durante as enchentes de Santa Catarina, em 2008, que mostraram a situação dos desabrigados e sensibilizaram as pessoas a fazerem doações”, disse o Coronel.

Os convidados conheceram também o simulador da aeronave F-5M no Esquadrão Pampa. O objetivo do evento foi homenagear a imprensa da região e proporcionar maior integração entre as unidades do V COMAR e os veículos de comunicação.

Dia da Imprensa
Até 1999, o Dia da Imprensa era comemorado em setembro, em função do início de circulação em 1808 de A Gazeta do Rio de Janeiro. Porém, a Lei nº 9.831 determinou que a data fosse alterada para 1º de junho.

A mudança aconteceu porque se descobriu que o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista Hipólito José da Costa em Londres, circulava clandestinamente desde junho do mesmo ano, ou seja, três meses antes da Gazeta.