LOGÍSTICA

PAMA-SP celebra 72 anos de apoio à Aeronáutica

Publicada em: 29/05/2013 14:13
Imprimir
Fonte: COMGAP

O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) completou 72 anos de apoio à Força Aérea Brasileira (FAB). Para marcar a data, foi realizada uma solenidade no dia 17 de maio, presidida pelo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior, no Campo de Marte, em São Paulo.

A cerimônia foi marcada pela homenagem a militares e civis que contribuem para o cumprimento da missão da logística dentro da Força Aérea, com a concessão dos diplomas Mérito Aeronáutico, Graduado e Praça Padrão do ano de 2012 e Menção Destaque Logístico 2013.

Também foram entregues as Medalhas Militares de Ouro, Prata e Bronze, concedidas por tempo de serviço a militares com 30, 20 e 10 anos, respectivamente, de excelentes serviços prestados à FAB.
O Diretor do PAMA-SP, Brigadeiro do Ar Roland Leonard Avramesco, ressaltou a história de grandes conquistas do Parque e os projetos que está desenvolvendo, pensando no futuro. “O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo se afirma na competência, motivação e dedicação especiais de nosso efetivo, sobrepujando obstáculos os mais variados, pronto para superar os desafios que são apresentados”, afirmou o Brigadeiro Roland.
A solenidade foi prestigiada pelos seguintes Oficiais-Generais reformados da área São Paulo: Tenente-Brigadeiro do Ar Clóvis Pavan, Tenente-Brigadeiro do Ar Masao Kawanami e Tenente-Brigadeiro do Ar Walter Werner Brauer, ex-ministro da Aeronáutica.
Também estive presente o General de Divisão João Camilo Pires de Campos, Comandante da 2ª Região Militar, o Major-Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta, Comandante do IV COMAR, o Major-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, Diretor de Material Aeronáutico e Bélico, o Major-Brigadeiro Engenheiro Francisco Carlos Melo Pantoja, Diretor de Engenharia da Aeronáutica, o Major-Brigadeiro do Ar Oswaldo Machado Carlos de Souza, Chefe do Estado-Maior do COMGAP, entre outros chefes e diretores de diversas organizações militares.

HISTÓRICO
A história do PAMA-SP antecede à da própria FAB. Em 1918, o Campo de Marte já sediava a Escola de Aviação da Força Pública, atual Polícia Civil do Estado de São Paulo.
O primeiro pouso do Correio Aéreo Militar do Exército Brasileiro, ainda no início da década de 30, também foi realizado no Campo de Marte. Em 22 de maio de 1941, apenas quatro meses após a criação do Ministério da Aeronáutica, foi criado o Parque de Aeronáutica de São Paulo.
Desde o início, o Parque deu suporte a aeronaves de grande relevância da FAB, atendendo ao primeiro jato, o F-8, e à primeira aeronave supersônica da FAB, o Mirage F-103.
Atualmente, desenvolve projetos do Caça Tiger II F-5, de diversas aeronaves de asas rotativas, do sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), bem como para os Sistemas de Barreiras de Retenção de Aeronaves, de Unidades de Fonte de Força Elétrica Terrestre e aos Bancos de Ensaios de Motores de alto desempenho.