PARAQUEDISTA

Primeira mulher da FAB a realizar Curso de Salto Livre é do 3°/8° GAv no RJ

Publicada em: 06/05/2013 09:52
Imprimir
Fonte: SCS 3°/8°GAv

A Sargento Elizângela Secco, paraquedista militar e integrante do setor de manutenção do H-34 Super Puma (3º/8º GAV), concluiu no mês de março o Estágio de Salto Livre (ESL) oferecido pelo Centro de Instrução Paquedista General Penha Brasil do  Exército Brasileiro no Rio de Janeiro. A graduada se tornou a primeira mulher na história da FAB a abandonar uma aeronave militar estando armada e equipada a 4.000 metros de altura.

O ESL conta com três módulos: o primeiro consta de aulas teóricas sobre o equipamento a ser utilizado, dobragem de velames, posição de voo, simulador de navegação e procedimentos de emergência. No segundo módulo, os alunos foram conduzidos à Brigada de Operações Especiais, em Goiânia, para que se ambientassem com a situação de voo, no Simulador de Queda Livre, único da América Latina. Na terceira e última fase do curso, foi realizada a parte prática dos saltos livres .

A Sargento Elizângela Secco agora foca no curso de Busca e Salvamento (SAR): “Um dia sonho atuar em operações de busca e resgate", revela.